Mercados

China promete comprar bônus da Grécia

Grécia e China prometeram num memorando de entendimentos estimular o investimento em empresas privadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2010 às 14h37.

ATENAS - O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, chegou neste sábado a Atenas para uma visita de dois dias e disse esperar que os laços de seu país com a Grécia se expandam em todas as áreas.

Grécia e China prometeram num memorando de entendimentos estimular o investimento em empresas privadas, e assinaram uma série de pactos em áreas como navegação, construção e turismo, disse um funcionário próximo ao ministro de Investimentos, Harris Pamboukis.

A Grécia precisa do investimento estrangeiro para cumprir os termos de um resgate de 110 bilhões de euros (150 bilhões de dólares), que a salvou da moratória em maio, mas obrigou o país a impor estritas medidas de austeridade que aprofundaram sua recessão.

"Estou convencido de que com minha visita à Grécia nossas relações bilaterais e cooperação em todas as esferas serão desenvolvidas ainda mais", disse Wen ao primeiro-ministro grego, George Papandreou.

"Nossos países, ambos históricos e modernos, devem fortalecer nossas relações em todos os setores, para avançar e superar as dificuldades presentes", disse Wen, falando através de um intérprete em declarações televisionadas.

Jiabao também disse que a China pretende comprar bônus emitidos pela Grécia.

"Com suas reservas estrangeiras, a China já comprou e pretende comprar novos bônus gregos", afirmou Wen a jornalistas, em declarações feitas através de um intérprete.

TELECOMUNICAÇÕES, TRANSPORTE MARÍTIMO

Segundo o funcionário do Ministério de Investimentos antes da chegada de Wen, o acordo não determina volumes específicos de investimento.

Durante a visita do premiê, empresas gregas e chinesas assinaram acordos em áreas como transporte marítimo, telecomunicações, turismo e construção.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCrise gregaDéficit públicoDívida públicaEuropaGréciaPiigs

Mais de Mercados

Ibovespa opera em queda de olho em Petrobras (PETR4)

Petrobras busca 'grandes clientes' para distribuir combustível líquido, diz executivo

Petrobras vê menos chances de dividendo extraordinário com petróleo no atual patamar

Petrobras (PETR4) tomba na bolsa após dividendo abaixo do esperado e retorno ao gás de cozinha