Mercados

China e Europa preocupam e Bovespa tem terceira baixa seguida

Os investidores também estão preocupados com o resultado da eleição presidencial na França e seu impacto na Europa

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2012 às 17h56.

São Paulo - A Bovespa emendou a terceira queda consecutiva nesta segunda-feira, após um novo dado da economia chinesa e com investidores preocupados com o resultado da eleição presidencial na França e seu impacto na debilitada economia europeia.

O Ibovespa caiu 1,53 por cento, a 61.539 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,83 bilhões de reais.

Em Nova York, o comportamento também foi de baixa. O índice Dow Jones recuou 0,78 por cento, enquanto o Standard & Poor's 500 perdeu 0,84 por cento.

"Os mercados não gostaram muito dos PMIs (da China e zona do euro). E tem problemas políticos também, com a derrota de Sarkozy e a renúncia do premiê da Holanda", explicou o estrategista Luiz Gustavo Pereira, da Futura Corretora.

O PMI de abril do setor de serviços na zona do euro caiu para 47,9, de 49,2 em março. E o índice da atividade industrial da China recuperou-se ligeiramente a 49,1 em abril, de 48,3 em março, mas ainda abaixo do nível de 50, indicando contração da atividade econômica.

Na França, o socialista François Hollande venceu o atual presidente, Nicolas Sarkozy. Os dois vão disputar o segundo turno em 6 de maio..

"A campanha de Hollande é de críticas ao setor bancário e isso deixa o mercado apreensivo. Pode ter um governo mais relutante às medidas de austeridade", afirmou Pereira.

Também contribuiu para a piora do cenário o pedido de renúncia do premiê da Holanda, Mark Rutte, em meio a uma crise sobre cortes no Orçamento, o que criou um vácuo político em um país que apoiou firmemente um tratado fiscal da UE e repreendeu a Grécia para colocar suas finanças em ordem.

No Ibovespa, a ação da JBS registrou a maior queda, de 6,27 por cento, a 7,18 reais. Nesta tarde, a empresa anunciou ter feito proposta para comprar ativos do frigorífico Independência por 268 milhões de reais, de acordo com comunicado enviado ao mercado.

Entre as blue chips, a preferencial da Petrobras caiu 0,84 por cento, a 21,28 reais, enquanto Vale recuou 0,55 por cento, a 41,70 reais. OGX teve queda de 0,46 por cento, a 13,05 reais.

Bradesco ficou estável, a 30,40 reais, após o banco ter reportado pela manhã que teve lucro líquido de 2,793 bilhões de reais

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

A nova aposta do Google: data centers alimentados por energia nuclear

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump