Mercados

China cria medidas para apoiar investimentos no exterior

Com um excesso de capacidade industrial no país, a medida tenta combater o problema ao ajudar companhias locais a crescerem globalmente


	Indústria na China: governo vai facilitar investimentos no exterior
 (AFP)

Indústria na China: governo vai facilitar investimentos no exterior (AFP)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 24 de dezembro de 2014 às 10h59.

São Paulo - O governo chinês anunciou nesta quarta-feira (24) que irá simplificar regras monetárias e aumentará o suporte de crédito para empresas que invistam no exterior.

Com um excesso de capacidade industrial no país, a medida tenta combater o problema ao ajudar companhias locais a crescerem globalmente.

A burocracia, por exemplo, será reduzida: as empresas poderão trocar dinheiro diretamente em bancos, não precisando mais que façam um registro com autoridades antes das transações.

AInda haverá suporte bancário para ampliar as linhas de financiamento. Os fabricantes de equipamentos serão o foco dessa medida.

Por fim, o governo simplificará procedimentos de aprovação para que os bancos criem agências no exterior e para que as companhias listem suas ações em outros países, facilitando fusões e aquisições.

Para a China, é importante investir mais em outros países porque ajuda a exportar os excessos produzidos pela indústria interna. Também valoriza os produtos chineses, deixando-os mais competitivos internacionalmente. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaInvestimentos de empresasPolítica industrial

Mais de Mercados

Para o Morgan Stanley, queda dos juros nos EUA só em 2026

ETF do Ibovespa sobe com retirada das tarifas de 40% sobre café e carne

Apesar de Nvidia e bons números de emprego, bolsas fecham em queda nos EUA

'A Nvidia não é o problema': por que mercado não descarta a bolha de IA