Redator
Publicado em 25 de julho de 2025 às 00h56.
A Azul anunciou nesta quinta-feira, 24, que recebeu a aprovação final dos EUA para petições em seu processo de Chapter 11, a recuperação judicial americana, incluindo um financiamento DIP de US$ 1,6 bilhão. John Rodgerson, CEO da companhia aérea, disse que a Azul está bem-posicionada para sair do período de reestruturação "mais forte e competitiva".
“Com a aprovação final do financiamento DIP e o suporte contínuo de nossos principais parceiros financeiros, a Azul está bem-posicionada para executar nosso plano de transformação e emergir como uma companhia aérea mais forte e competitiva”, afirmou John Rodgerson, CEO da Azul. “Esse resultado é um reflexo da solidez de nosso negócio e do compromisso de nossos tripulantes, clientes e parceiros."
A Azul também protocolou um acordo previamente anunciado com a AerCap, que representa a maior parte de seu passivo de arrendamento de aviões. A expectativa é que esse acordo resulte em mais de US$ 1 bilhão em economia na operação da frota da empresa.
O Tribunal também autorizou a rejeição de dois contratos de arrendamento de motores inativos, o que não impacta a frota, as rotas ou a capacidade de atender clientes da Azul.
A empresa classifica as ações como um "exemplo do esforço da Azul para otimizar sua frota, reduzir custos de longo prazo e fortalecer ainda mais sua estrutura de capital enquanto se posiciona para o sucesso futuro como uma organização mais ágil e melhor posicionada para competir na dinâmica indústria da aviação".