Mercados

CESP dispara após resultado, mas Itaú faz advertência

Principal surpresa positiva, de acordo com a analista Paula Kovarsky, da Itaú Corretora, ficou com as despesas relacionadas a pessoal menores do que o esperado

Cabos de alta-tensão da CESP: companhia tem atualmente cerca de 1.200 funcionários (Marcos Issa/Bloomberg News)

Cabos de alta-tensão da CESP: companhia tem atualmente cerca de 1.200 funcionários (Marcos Issa/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2014 às 12h46.

São Paulo – As ações da CESP lideravam os ganhos do Ibovespa nesta segunda-feira, com uma dispara de 5,31% na máxima do dia.

O mercado avalia hoje o balanço divulgado pela geradora de energia controlada pelo governo do Estado de São Paulo, que teve prejuízo líquido de 990,5 milhões de reais no quarto trimestre de 2013, num resultado afetado negativamente por provisão relacionada ao fim da concessão da hidrelétrica Três Irmãos.

A CESP registrou uma provisão de 1,81 bilhão de reais no seu resultado, referente à diferença entre a indenização que a companhia calcula que tem a receber por investimentos não amortizados na hidrelétrica Três Irmãos e o valor que o governo federal disse que irá pagar.

A concessão da hidrelétrica Três Irmãos venceu em novembro de 2011 e a CESP não aceitou renovar o contrato da usina de acordo com regras estabelecidas pelo governo federal no fim de 2012. O governo federal definiu a que a empresa teria cerca de 1,7 bilhão de reais a receber em indenização enquanto a CESP entende que tem direito a 3,5 bilhões de reais.

A CESP informou no balanço que "continuará a discutir os seus direitos judicialmente, caso necessário". O leilão da hidrelétrica está marcado para a próxima sexta-feira.

A principal surpresa positiva, de acordo com a analista Paula Kovarsky, do Itaú BBA, ficou com as despesas relacionadas a pessoal (incluindo custos de fundo de pensão) menores do que o esperado. A recomendação permanece em underperform (desempenho abaixo da média do mercado).

A analista lembra que as ações têm sido negociadas acima de seu preço justo dadas as expectativas otimistas do mercado em relação à exposição aos preços spot no próximo trimestre.

As ações da CESP registram ganhos de 14,5% no acumulado do ano, enquanto o Ibovespa amarga perdas de 7,4%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresCESPEmpresasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasIbovespaMercado financeiroServiços

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol