Invest

CEO da Nissan deixa cargo após fracasso em fusão com a Honda; veja quem assume

Menos de um mês após o fim das negociações de fusão, a Nissan enfrenta mudanças significativas em sua liderança

Publicado em 11 de março de 2025 às 06h32.

Última atualização em 11 de março de 2025 às 06h58.

A Nissan anunciou nesta terça-feira, 11, que seu CEO, Makoto Uchida, deixará o cargo no dia 1º de abril. Uchida, que assumiu a liderança da montadora em 2019, será sucedido por Ivan Espinosa, atual Chief Planning Officer da empresa, tornando-se o quarto CEO da Nissan em apenas oito anos.

A mudança no comando da montadora acontece em um momento de instabilidade, em meio a uma série de desafios financeiros, que incluem uma queda de 78% no lucro operacional da empresa no terceiro trimestre de 2024.

O anúncio ocorre também menos de um mês após a falha nas negociações de fusão com a Honda, um acordo de $60 bilhões que teria criado a terceira maior montadora global em termos de vendas. O colapso do negócio foi atribuído a acusações de resistência à mudança e a problemas internos na Nissan, como a recusa em fechar fábricas e divergências sobre cortes de funcionários, além da proposta da Honda de adquirir a Nissan.

Além de Uchida, outros altos executivos deixarão a companhia, como Asako Hoshino, Chief Brand and Customer Officer, e Hideaki Watanabe, Chief Strategy and Corporate Affairs Officer.

 As mudanças refletem o ambiente instável vivido pela empresa, que revisou suas previsões de receita e lucro operacional para o ano fiscal de 2025, esperando um prejuízo de 80 bilhões de ienes até março de 2025.

Acompanhe tudo sobre:NissanHondaEmpresas

Mais de Invest

Mega-Sena concurso 2.852: veja os números sorteados; prêmio é de R$ 37 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 37 milhões

Como declarar doações no Imposto de Renda 2025

AGU pede ao Google e à Apple colaboração para prevenir fraudes relacionadas ao IR