Invest

CEO da Domino’s Austrália anuncia saída e ações despencam 16%, menor índice em 11 anos

A empresa já perdeu 90% do valor desde 2021 e projeta queda ainda maior de 85% no lucro fiscal de 2025, segundo analistas

Domino's Pizza: rede de franquia australiana procura outro nome para assumir o cargo de CEO antes do Natal. (Matt Cardy/Getty Images)

Domino's Pizza: rede de franquia australiana procura outro nome para assumir o cargo de CEO antes do Natal. (Matt Cardy/Getty Images)

Publicado em 2 de julho de 2025 às 12h07.

As ações da Domino’s Pizza Enterprises, operadora australiana da rede de pizzarias, caíram 16% nesta quarta-feira, 2, após o anúncio de que o CEO e diretor-geral, Mark van Dyck, deixará o cargo antes do Natal. Com isso, os papéis atingiram o menor valor em 11 anos.

Van Dyck, ex-executivo da Coca-Cola, assumiu a empresa em novembro do ano passado, no lugar de Don Meij, num momento em que a rede tentava manter as vendas após a pandemia de Covid-19, segundo informações da Reuters.

Em oito meses, Dyck implementou cortes de custos e fechou lojas de baixo movimento. Sua saída, prevista para 23 de dezembro, fez as ações despencarem 15,8%, encerrando a 16,96 dólares australianos - pior nível desde fevereiro de 2014 e maior queda diária desde janeiro de 2024.

Os papéis foram a segunda maior baixa do índice ASX 200 (índice que tem 200 principais ações australianas) no dia. Desde o pico histórico em setembro de 2021, quando as vendas dispararam e a empresa planejava expansão para a década seguinte, o papel acumula desvalorização de 90%.

“Um novo CEO vai demorar para ser nomeado, elevando o risco de um período prolongado de execução fraca, perdas e fuga de talentos”, afirmou John Lockton, da MST Financial, à Reuters.

Em 2024, o lucro operacional da empresa caiu para 8% e ficou em 36% abaixo do recorde de 2021. Após o anúncio recente, analistas passaram a projetar uma queda de 85% no lucro do ano fiscal de 2025, segundo dados da Visible Alpha.

A empresa, segundo a reportagem, já iniciou a busca por um novo CEO. Enquanto isso, Jack Cowin, presidente do conselho e maior acionista, deve assumir como presidente executivo interino antes do novo nome. Cowin ajudou a fundar o KFC na Austrália e teve papel-chave na expansão da Domino’s para Europa e Ásia.

A Domino’s Pizza Enterprises é a maior franquia máster da rede norte-americana Domino’s, com operações em 12 países da Ásia, Europa, Austrália e Nova Zelândia. O Japão representa cerca de 20% das lojas do grupo.

Acompanhe tudo sobre:Domino'sRestaurantesCEOsAções

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões