Mercados

Cazaquistão "minimizará" participação no mercado de divisas

O Banco Central do Cazaquistão anunciou que vai "minimizar" as tentativas de conter a queda do tenge, a moeda do país


	Bandeira do Cazaquistão: moeda cazaque chegou hoje a um patamar mínimo recorde de quase 304 tenges por dólar e subiu para 299,70 no fechamento
 (Stockbyte)

Bandeira do Cazaquistão: moeda cazaque chegou hoje a um patamar mínimo recorde de quase 304 tenges por dólar e subiu para 299,70 no fechamento (Stockbyte)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2015 às 21h04.

Astana - O Banco Central do Cazaquistão anunciou nesta quinta-feira que vai "minimizar" as tentativas de conter a queda do tenge, a moeda do país, o que confirma os rumores de que a instituição deixaria o mercado estabelecer o valor dessa divisa em relação ao dólar.

"A fim de salvar os ativos de ouro e divisas do Banco Nacional e do Fundo Nacional, o Banco Nacional decidiu reduzir sua participação no mercado de divisas a partir de 5 de novembro de 2015," disse o banco central do Cazaquistão em comunicado.

A moeda cazaque chegou hoje a um patamar mínimo recorde de quase 304 tenges por dólar e subiu para 299,70 no fechamento.

"Esta mudança não representa uma ameaça para a estabilidade financeira e não contradiz o propósito do Banco Nacional de conseguir a estabilidade de preços", acrescenta o comunicado.

"Está claro que a posição do novo governador do Banco Nacional (Daniyar Akishev) é que o tenge deve chegar ao equilíbrio sem nenhuma intervenção", segundo o economista Aidarkhan Kusainov, que dirige a empresa de consultoria Almagesto. 

Acompanhe tudo sobre:MoedasMercado financeiroCazaquistão

Mais de Mercados

A nova aposta do Google: data centers alimentados por energia nuclear

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump