Mercados

Cautela na bolsa; Usiminas cai 7,7%…

Cautela na bolsa O Ibovespa caiu 0,52% nesta quarta-feira seguindo o desempenho dos mercados americanos. O clima é de cautela, com investidores aguardando eventos importantes, como o início nesta quinta-feira do julgamento final do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Além disso, há a expectativa pelo discurso da presidente do banco central americano, Janet Yellen, […]

MERCEDES: trabalhadores aceitam oferta da montadora para suspender demissões; agora, poderão optar por um PDV de 100.000 reais  / Adonis Guerra/SMABC

MERCEDES: trabalhadores aceitam oferta da montadora para suspender demissões; agora, poderão optar por um PDV de 100.000 reais / Adonis Guerra/SMABC

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2016 às 18h46.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h00.

Cautela na bolsa

O Ibovespa caiu 0,52% nesta quarta-feira seguindo o desempenho dos mercados americanos. O clima é de cautela, com investidores aguardando eventos importantes, como o início nesta quinta-feira do julgamento final do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Além disso, há a expectativa pelo discurso da presidente do banco central americano, Janet Yellen, na sexta-feira, que poderá trazer pistas sobre uma possível alta nos juros do país. As ações de siderurgia tiveram as maiores perdas do dia. Os papéis preferenciais da Usiminas caíram 7,7%, enquanto os ordinários da CSN e os preferenciais da Gerdau tiveram perdas acima de 6%. O dia também foi baixa no preço do petróleo, com perdas para as ações da Petrobras: os papéis preferenciais recuaram 2,1%; e os ordinários, 1,9%.

Imposto?

Um dia após o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, dizer que não haverá aumento de impostos neste e no próximo ano, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a possibilidade não está descartada. Meirelles participou nesta quarta-feira de uma audiência na comissão da Câmara que analisa a PEC referente ao teto de gastos públicos. Durante a reunião, ele chegou a dizer que o aumento de impostos pode ser necessário “de forma transitória”. “O que nós dissemos é que a carga tributária do Brasil está, de fato, muito elevada, e que, no momento de recessão da economia brasileira, deve-se evitar o máximo possível o aumento de impostos”, afirmou. O governo tem até o próximo dia 31 para enviar ao Congresso o projeto de Orçamento para 2017.

IPCA-15 acelera

A prévia da inflação de agosto, medida pelo IPCA-15, subiu 0,45% no mês. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador subiu 8,95%. Segundo o IBGE, os alimentos continuaram pressionando o índice, com uma alta de 0,78%. O segundo item de maior impacto na prévia foi saúde e cuidados especiais, com alta de 0,85%. Sede da Olimpíada de 2016, a cidade do Rio de Janeiro apresentou a maior variação de preços, onde o indicador subiu 0,88%. Curitiba teve a menor inflação entre as cidades pesquisadas, 0,01%, com reflexo da redução da tarifa de energia.

A crise do Hopi Hari

O parque de diversões Hopi Hari entrou na tarde desta quarta-feira com pedido de recuperação judicial no foro de Vinhedo, no interior de São Paulo, segundo antecipou EXAME. O Hopi Hari alega dificuldade de acesso a linhas de crédito por causa da crise política, econômica e financeira que atinge o país. As dívidas do parque chegam a cerca de 300 milhões de reais. O Hopi Hari afirma também que sua situação financeira se agravou em dezembro de 2012, quando houve um acidente com vítima fatal em um de seus brinquedos. O parque iniciou suas atividades em 1999 e hoje é comandado pelo empresário Luciano Correa.

A crise da Mercedes

A montadora Mercedes-Benz está oferecendo 100.000 reais a cada funcionário que pedir demissão. A meta da empresa é conseguir 1.400 demitidos, o que somaria gastos de 140 milhões de reais. Com isso, a empresa suspendeu o processo de demissão que vinha promovendo na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que poderia atingir 2.000 trabalhadores. A fábrica tem 9.800 funcionários. As demissões são decorrência de uma queda de mais de 30% nas vendas de ônibus e caminhões no Brasil em 2016.

Bill Gates sem crise

A fortuna de Bill Gates atingiu um novo recorde, de 90 bilhões de dólares, segundo a Bloomberg. O recente salto no valor dos ativos do fundador da Microsoft não se deve à companhia de tecnologia. O enriquecimento é resultado da alta das suas ações nas companhias Canadian National Railway Company, de ferrovias, e Ecolab Inc., de serviços para água e energia. Agora Gates tem 13,5 bilhões de dólares a mais do que o segundo colocado no ranking da Bloomberg, o espanhol Amancio Ortega, dono da rede varejista Zara.

Varejo recua 

As vendas do varejo recuaram 7,2% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Para o IDV, o desempenho é impactado pela crise e pela inflação. No entanto, a perspectiva é relativamente otimista. Outra pesquisa aponta que os próximos três meses ainda serão de queda, mas com um recuo menor. O setor de bens duráveis teve o pior resultado em julho, com queda de 8,9%. O de bens semiduráveis, que incluem roupas, calçados e livros, apresentou queda de 5,1% e deve avançar 1,4% em agosto. As vendas dos supermercados e hipermercados recuaram 7,1% e devem continuar em baixa.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado