Mercados

Catar atinge participação avaliada em US$2,65 bi na Xstrata

O Qatar Investment Authority (QIA) agora é o terceiro maior acionista do Xstrata

O Catar construiu a participação, avaliada em 2,65 bilhões de dólares em preços atuais, por meio de uma série de transações com ações (Divulgação)

O Catar construiu a participação, avaliada em 2,65 bilhões de dólares em preços atuais, por meio de uma série de transações com ações (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 07h33.

Dubai - O fundo soberano do Catar chegou a uma participação de 5 por cento na Xstrata logo após o anúncio de compra da mineradora pela trader de commodities Glencore.

O Qatar Investment Authority (QIA) agora é o terceiro maior acionista do Xstrata, atrás da Glencore e da gestora de ativos BlackRock, de acordo com informações da Reuters.

Documentos regulatórios mostram que o Catar -acionista no Credit Suisse e na rede de supermercados Harrods- construiu a participação, avaliada em 2,65 bilhões de dólares em preços atuais, por meio de uma série de transações com ações, que começou logo depois de a Glencore ter anunciado que estava comprando a Xstrata.

O fundo do Catar não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Uma suposta ajuda do Catar à Glencore pode ser essencial para a compra da Xstrata, que teve a reprovação de acionistas importantes, como Standard Life Investments e Schroders.

A Glencore planeja comprar a quarta maior mineradora do mundo em um negócio só de ações que criaria um grupo avaliado em mais de 50 bilhões de libras (79 bilhões de dólares), o que seria o maior negócio no setor até agora.

O negócio precisa da aprovação de 75 por cento dos acionistas, excluindo a Glencore, que não pode votar e já tem 34 por cento da companhia.

Acompanhe tudo sobre:AcionistasAçõesCatarEmpresasFundos soberanosGlencore XstrataMercado financeiro

Mais de Mercados

Brasil sai ‘vencedor’ em tarifaço, mas incerteza global deve pesar na Bolsa

Bolsas na Ásia têm forte queda após anúncio de tarifas de Trump

Embraer (EMBR3): entregas de aviões crescem 20% no 1º tri

CFO da GOL renuncia em meio a processo de recuperação judicial