Muppets em crise existencial: marionetes ou clientes do Goldman Sachs? (Reprodução/YouTube)
Da Redação
Publicado em 27 de março de 2012 às 11h44.
São Paulo – Quase não se fala mais em Greg Smith, executivo que se demitiu do Goldman Sachs por meio de uma carta em tom de revolta publicada no The New York Times. Tão pouco o próprio banco parece estar muito preocupado com a repercussão do caso. Sobrou mesmo para os Muppets.
Em determinado ponto da carta que enviou ao jornal americano, Greg Smith disse que várias vezes viu gestores se referindo aos clientes como Muppets, e que eles registravam a comparação até em e-mail internos.
O apelido compararia os clientes a verdadeiras marionetes, já que, segundo Smith, o banco nunca levava em consideração o melhor para os investidores na hora de escolher os ativos.
A partir dai, foi um passo para que os bonecos virassem alvo de piadas por todos os lados. O Twitter, por exemplo, foi uma fonte inesgotável para as brincadeiras. É verdade esse rumor de que os Muppets vão processar o Goldman Sachs? foi uma das frases que espalhou pela rede.
A imprensa americana até batizou o caso de Muppetgate, numa alusão ao caso Watergate.
Agora, a rede de notícias Reuters publicou em seu canal de vídeos Felix TV uma paródia da música Man or Muppet" (Homem ou Muppet, na tradução livre para o português), de Bret McKenzie. A trilha sonora que venceu o Oscar ganhou uma nova versão na Felix TV: Client or Muppet? (cliente ou Muppet?, em português).
Na paródia, os bonecos vivem uma crise existencial para saber se realmente são tratados como investidores ou marionetes e questionam qual seria a melhor gestora para cuidar de seu dinheiro.
Confira o vídeo publicado no YouTube (esse vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android).