Mercados

Carl Icahn detona conselheiro do eBay e pede sua cabeça

Em carta aberta, Icahn, um dos principais acionistas da eBay, acusa Marc Andreessende de estar envolvido em conflitos de interesse


	Em carta aberta, Icahn, um dos principais acionistas da eBay, questiona a sua governança corporativa na empresa
 (Chip East/Reuters)

Em carta aberta, Icahn, um dos principais acionistas da eBay, questiona a sua governança corporativa na empresa (Chip East/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2014 às 14h19.

São Paulo – O polêmico megainvestidor, Carl Icahn, voltou aos holofotes nesta segunda-feira, após acusar Marc Andreessen, executivo do fundo de capital de risco Silicon Valley, de estar envolvido em conflitos de interesse em seu papel como membro do conselho no eBay. Ele exige que executivo deixe o cargo.

Em carta aberta, Icahn, um dos principais acionistas da eBay, questiona a governança corporativa na empresa.

“Desde que Andreessen está no eBay, ele se envolveu em diversas operações que nos levam a questionar a sua lealdade para com a empresa. Durante o tempo de Andreessen em nosso conselho, ele comprou grandes participações em duas ex-subsidiárias eBay, colhendo riquezas pessoais significativas”, diz a carta.

Icahn cita ainda que, em setembro de 2009, um grupo de investidores - que inclui Andreessen – participou do IPO do Skype e comprou uma grande quantidade de ações por preço inferior ao que o eBay pagou para adquiri-las mais tarde.

Andreessen foi um dos membros do consórcio que comprou uma participação majoritária no Skype, avaliada em 2,75 bilhões de dólares e, mais tarde, vendida para a Microsoft por 8,5 bilhões de dólares.

“Além disso, o senhor Andreessen tem feito investimentos em empresas de pagamento que são rivais do PayPal: Dwolla, Fab e Coinbase. Como pode ele ser confiável para aconselhar o presidente do eBay, John Donahoe, sobre a direção estratégica da PayPal quando ele tem investido interesse em muitos de seus concorrentes?", questionou Icahn.

Recentemente, Icahn comprou uma participação de 0,82% do eBay. O megainvestidor propôs que o site se desfizesse do PayPal.

No entanto, o presidente-executivo e o conselho do eBay, descartaram a proposta e afirmaram que a plataforma de pagamentos é importante para os projetos de longo prazo da companhia.


Números recentes

O Ebay divulgou um lucro maior no trimestre que engloba a temporada de vendas de fim de ano, quando mais transações foram pagas por meio do seu serviço PayPal.

O lucro líquido para o quarto trimestre foi de 850 milhões de dólares, ou 0,65 dólar por ação, acima dos 751 milhões de dólares, ou 0,57 dólar por ação, um ano antes. Excluindo alguns itens, o eBay teve lucro de 0,81 dólar por ação.

A receita cresceu 13,5%, para 4,53 bilhões de dólares durante o trimestre. Para 2014, o eBay projetou receita entre 18 bilhões e 18,5 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Carl IcahneBayEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetgrandes-investidoreslojas-onlinePayPalVarejo

Mais de Mercados

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

JBS anuncia plano de investimento de US$ 2,5 bilhões na Nigéria

Ibovespa sobe puxado por Petrobras após anúncio de dividendos

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani