Mercados

Captação de fundos de investimento cai em 2013, diz Anbima

Indústria fechou 2013 com captação líquida de 59,7 bilhões de reais, cerca de 40 por cento inferior ao captado em 2012


	Operador da Bolsa de Valores: queda na captação se deu no segundo semestre, quando houve resgate líquido de 43,8 bilhões de reais
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Operador da Bolsa de Valores: queda na captação se deu no segundo semestre, quando houve resgate líquido de 43,8 bilhões de reais (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 18h11.

São Paulo - A indústria de fundos de investimento fechou 2013 com captação líquida de 59,7 bilhões de reais, cerca de 40 por cento inferior ao captado no ano anterior, disse a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) nesta quarta-feira.

A queda na captação se deu no segundo semestre, quando houve resgate líquido de 43,8 bilhões de reais, ante captação líquida de 103,5 bilhões de reais nos primeiros seis meses de 2013.

O resultado foi pior que o da caderneta de poupança, que fechou o ano passado com captação líquida de 71 bilhões de reais.

Apenas em dezembro, os fundos de investimento registraram resgate líquido de 516 milhões de reais, com as retiradas concentradas em poucos fundos pertencentes às categorias Curto Prazo e Referenciado DI, disse a entidade.

"As captações líquidas de 12,2 bilhões de reais na categoria Renda Fixa e de 3,5 bilhões de reais na categoria Previdência compensaram, parcialmente, os resgates ocorridos no mês", informou a Anbima.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnbimaaplicacoes-financeirasbolsas-de-valoreseconomia-brasileiraFundos de investimentoMercado financeiro

Mais de Mercados

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

JBS anuncia plano de investimento de US$ 2,5 bilhões na Nigéria