Mercados

Captação da Vale mostra credibilidade no mercado, diz analista

Custo da emissão de US$ 1 bilhão ficou abaixo da média do juro da dívida da mineradora

A empresa vendeu papéis com vencimento de dez anos com um juro de 4,375%  (Agência Vale/Divulgação)

A empresa vendeu papéis com vencimento de dez anos com um juro de 4,375% (Agência Vale/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 11h27.

São Paulo – A emissão de 1 bilhão de dólares em bônus da Vale (VALE3; VALE5) mostra a credibilidade da mineradora com os investidores ao conseguir um juro baixo, explicam os analistas da Concórdia Corretora, Leonardo Zanfelicio e Karina Freitas, em um relatório.

A empresa emitiu papéis com vencimento de dez anos com um juro de 4,375% pagos por semestre. A emissão foi coordenada por Citigroup, HSBC, JPMorgan, BB Securities e Banco Bradesco BBI.

Uma emissão do Tesouro Nacional um dia antes abriu caminho para a operação da Vale. Foram vendidos papéis com vencimento em 2021 com o rendimento de 3,449%, o menor pago na história. No total, o país captou 825 milhões de dólares nos EUA, Europa e Ásia.

“O volume e o custo dos recursos captados demonstram que a Vale possui boa credibilidade junto ao mercado de capitais dado as boas perspectivas para seu negócio nos próximos anos”, ressaltam os analistas.

Segundo eles, o juro da operação ficou abaixo do custo médio da dívida da empresa, que era de 4,7% no final do terceiro trimestre de 2011. A Concórdia continua com a recomendação de compra para as ações preferenciais de classe A (VALE5), com um preço-alvo de 53,46 reais.

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasDívidas empresariaisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasMercado financeiroMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF