EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 11h19.
LONDRES - O euro se apreciava nesta quarta-feira, com relatos de compras por fundos soberanos de países asiáticos e cobertura de posições vendidas, mas a moeda não conseguia se sustentar acima de 1,35 dólar.
O euro chegou a atingir 1,3508 dólar, a máxima em oito semanas, mas operadores disseram que a oscilação atraiu vendedores por preocupações sobre o vagaroso progresso das autoridades europeias no combate à dívida.
Porém, o euro continuava encontrando suporte nos comentários do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, sobre pressões inflacionárias de curto prazo. As declarações, feitas na semana passada, geraram rumores de uma elevação de juro antecipada.
Essa percepção foi apoiada por dados fortes sobre a confiança do investidor alemão e pela elevação de previsões oficiais sobre o crescimento econômico da Alemanha em 2011.
Às 10h16 (horário de Brasília), o euro subia 0,65 por cento, a 1,3480 dólar.
Os ganhos do euro ajudaram o dólar <.DXY> a cair ao menor nível em oito semanas ante uma cesta de moedas. A moeda norte-americana recuava 0,53 por cento.