Mercados

Antes do Copom, dólar segue exterior e recua 0,3%

São Paulo - O dólar fechou em baixa nesta quarta-feira, em uma sessão de pouca volatilidade e de espera pela decisão do Banco Central sobre os juros. A moeda norte-americana caiu 0,30 por cento, a 1,673 real. Enquanto o mercado fechava no Brasil, o dólar caía 0,58 por cento em relação às principais moedas <.DXY> […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 16h03.

São Paulo - O dólar fechou em baixa nesta quarta-feira, em uma sessão de pouca volatilidade e de espera pela decisão do Banco Central sobre os juros.

A moeda norte-americana caiu 0,30 por cento, a 1,673 real. Enquanto o mercado fechava no Brasil, o dólar caía 0,58 por cento em relação às principais moedas <.DXY> com o euro acima de 1,35 dólar. As bolsas, porém, caíam no Brasil e nos Estados Unidos em meio a uma realização de lucros.

"Hoje o dólar precificou os dois lados (no mercado internacional)", disse Rodrigo Nassar, operador da Vetorial Asset. "Mas teve pouquíssima volatilidade antes do Copom."

O Comitê de Política Monetária anuncia à noite a decisão sobre a taxa básica de juros. O mercado tem trabalhado com a previsão de um aumento de 0,5 ponto percentual, mas uma alta maior poderia provocar a queda do dólar nos próximos dias.

Em meio à expectativa pelos juros, o mercado também monitora a intervenção do governo para frear a valorização do real. Conforme esperado por analistas, a compra de dólares pelo BC no mercado à vista diminuiu nos últimos dias, em resposta à adoção de um depósito compulsório sobre as posições vendidas dos bancos, anunciada no dia 6. [ID:nN19222443]

A possibilidade de uma intensificação das compras no mercado futuro via swap cambial reverso, porém, continua aberta. Na semana passada, o BC ofertou esses contratos pela primeira vez em quase dois anos. "Existe um receio constante do mercado em função da atuação do BC", disse Nassar.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Tim Cook pode deixar comando da Apple no começo de 2026

A última cartada de Buffett antes da aposentadoria: investir no Google

Bolsa fecha em alta e acumula ganho de 2,39% na semana; dólar recuou 0,74%

CEO deixará comando do Walmart após quase 12 anos