Mercados

Câmara adia audiência com Marfrig e BNDES para dia 18

Comissão quer debater os termos de debêntures adquiridas pelo banco estatal


	Luciano Coutinho, presidente do BNDES, é um dos convidados para a audiência
 (Sergio Moraes/Reuters)

Luciano Coutinho, presidente do BNDES, é um dos convidados para a audiência (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2012 às 16h50.

São Paulo – A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, adiou a audiência pública que irá debater a relação entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o frigorífico Marfrig (MRFG3). O encontro, que estava marcado para o dia 13 de dezembro em Brasília, foi cancelado e reagendado para o dia 18, às 14h30.

Os deputados querem saber por que o banco não converteu a totalidade das debêntures que possui em ações da empresa na oferta encerrada na semana passada e que girou 1,05 bilhão de reais. O BNDES comprou, em 2010, 2,5 bilhões de reais em papéis da empresa para capitalizá-la. A participação do banco de fomento na empresa, atualmente, é de 13,94%.

Segundo o informado no prospecto da oferta, o banco só irá converter o equivalente a 360 milhões de reais em ações (um terço da oferta). A decisão acarretaria em uma perda de 1,2 bilhão de reais para o BNDES, segundo o jornal O Globo, em diluição do capital porque deve deixar o restante dos papéis para a conversão automática, em julho de 2015, ao preço fixo de 24,50 reais.

O requerimento do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT), que é também o presidente da Comissão, convida a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o controlador da Marfrig, Marcos Molina. Além deles, também foram chamados representantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público Federal (MPF).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasAlimentos processadosCarnes e derivadosMarfrigMercado financeiroBNDESDebêntures

Mais de Mercados

Vender no Meli não reduz nosso e-commerce, diz CEO das Casas Bahia

Ibovespa opera em alta aos 146 mil pontos

BTG Pactual lança ETF de ouro com rendimento atrelado ao CDI

CPI confirma corte de juros nos EUA, mas patamar da inflação preocupa