Mercados

Caixa define uso do FGTS para ações da Petrobras

Participação do trabalhador que atender aos requisitos está limitada a 30% do saldo disponível na conta do FGTS

Petrobras: somente poderão adquirir ações da estatal aqueles trabalhadores que já tenham conta vinculada ao FGTS, sejam cotistas de Fundo Mútuo de Privatização e já detenham ações da Petrobras (.)

Petrobras: somente poderão adquirir ações da estatal aqueles trabalhadores que já tenham conta vinculada ao FGTS, sejam cotistas de Fundo Mútuo de Privatização e já detenham ações da Petrobras (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - Circular da Caixa Econômica Federal, publicada no Diário Oficial da União de hoje, estabelece os procedimentos operacionais para a utilização dos recursos do FGTS por parte do trabalhador na compra de ações no processo de aumento do capital da Petrobras. De acordo com a circular, somente poderão adquirir ações da estatal aqueles trabalhadores que já tenham conta vinculada ao FGTS, sejam cotistas de Fundo Mútuo de Privatização (FMP) e já detenham ações da Petrobras.

A participação do trabalhador que atender a esses requisitos está ainda limitada a 30% do saldo disponível na conta do FGTS. Poderá ser utilizado o saldo de uma ou mais contas vinculadas de mesma titularidade, desde que respeitado o limite dos 30% do saldo total.

Para solicitar o uso dos recursos do FGTS para a transferência ao FMP-FGTS, o trabalhador deve se dirigir a sua instituição administradora do FMP, diretamente, já com extrato da conta vinculada ao FGTS que será utilizada na operação e formalizar o pedido da aplicação. A circular lembra ainda que, somente após 12 meses da data da aplicação, os recursos poderão retornar à conta vinculada do FGTS se assim desejar o cotista. O resgate das cotas da aplicação também estará condicionado às hipóteses para saque do FGTS.

Leia mais sobre Petrobras

Siga as notícias de Mercados do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:BancosCaixaCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasFGTSGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Mercados

Multiplan anuncia expansão de R$ 162,6 milhões no ParkShopping em Brasília

Santander eleva recomendação de Bradesco e aposta em crescimento de ROE

EXCLUSIVO: Rio Bravo se prepara para soltar o ETF 'menos passivo' da bolsa

Fiagros enfrentam crise sistêmica, diz Evandro Buccini, da Rio Bravo