Invest

Cainiao, divisão logística do Alibaba (BABA34), abre sede para América Latina no Brasil

A empresa abriu um centro de distribuição logística que vai permitir atender mais de mil cidades brasileiras

Alibaba (BABA34) (Aly Song/File Photo/Reuters)

Alibaba (BABA34) (Aly Song/File Photo/Reuters)

O Alibaba (BABA34) anunciou nesta segunda-feira, 14, que o Cainiao, sua divisão de operações de logística, abriu sua sede para a América Latina em São Paulo.

A expansão ocorre em um momento em que o crescimento do varejo da China desacelera, como o Alibaba que, pela primeira vez em sua história, não divulgou as vendas totais do Dia dos Solteiros, tradicional momento de pico de faturamento.

O objetivo do grupo fundado por Jack Ma parece ser aumentar a presença internacional. A plataforma de comércio eletrônico da empresa, AliExpress, voltou-se recentemente para a Coréia do Sul e para o Brasil, além de estar tentando há anos uma entrada no mercado da União Europeia (UE).

Cainiao vai aumentar a presença do Alibaba (BABA34) no Brasil

O Cainiao é responsável para o envio da maioria dos pedidos do AliExpress da China para o Brasil. Segundo a Alibaba, a divisão de logística opera oito voos fretados por semana entre os países e quer contribuir para que produtos brasileiros, como café e frutas, possam chegar com mais facilidade ao mercado chinês.

No total, cerca de 6% do faturamento da Alibaba é produzido pelo Cainiao. Os resultados trimestrais do gigante chinês do varejo eletrônico serão divulgados nesta quinta-feira, 16.

Cainiao também trabalha com empresa brasileiras, com um centro de triagem próprio que foi instalado no Brasil, podendo cobrir mais de mil cidades e entregas em até um dia em São Paulo e alguns outros locais.

A Cainiao informou que nos próximos três anos, planeja instalar mais mil centros de armazenamento logístico em 10 cidades do Brasil para entrega de pacotes e alimentos. A empresa também salientou que pretende lançar mais nove centros de distribuição em sete estados do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:LogísticaAlibaba

Mais de Invest

Como a Exxon planeja recuperar US$ 4,6 bilhões em ativos 'confiscados' pela Rússia

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores