Invest

Cade aprova aquisição do conglomerado financeiro Alfa pelo Banco Safra

Transação anunciada em novembro por R$ 1 bilhão foi aprovada sem restrições pela autarquia

Safra: banco vai deter 58,6% do capital social total da Alfa Holdings e 55,38% do Consórcio Alfa (Chris Helgren/Reuters)

Safra: banco vai deter 58,6% do capital social total da Alfa Holdings e 55,38% do Consórcio Alfa (Chris Helgren/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de janeiro de 2023 às 15h15.

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, 6, a compra do conglomerado financeiro Alfa, dono do Banco Alfa, pelo Banco Safra. A aquisição, anunciada em novembro, foi no valor de R$ 1,028 bilhão, e ainda necessitava da aprovação prévia da autarquia federal.

De acordo com o Cade, que deu aval sem restrições para a transação, o Safra passará a deter 58,6% do capital social total da Alfa Holdings e 55,38% do capital social do Consórcio Alfa, além de controle indireto das outras instituições financeiras antes controladas pelo Grupo Alfa.

Além do banco, o negócio inclui também uma financeira, uma administradora de consórcios, uma seguradora e uma corretora de seguros. Criado em 1998 pelo banqueiro Aloysio de Andrade Faria após a venda do controle acionário do Banco Real ao ABN Amro, o Conglomerado Alfa vinha sendo tocado pelos herdeiros da família Faria desde a morte do fundador, em setembro de 2020.

O Grupo Alfa mantém ainda empresas não financeiras em diferentes ramos, como hotelaria, varejo, agropecuária, alimentação, entre outros.

Acompanhe tudo sobre:Banco AlfaBanco Safra

Mais de Invest

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Vale a pena investir em arte? Entenda como funciona o mercado

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas