Invest

‘Bull market é igual sexo’: As 10 lições mais espirituosas de Warren Buffett

O Oráculo de Omaha entende tanto de metáforas quanto de investimentos. Você vai rir – e vai aprender também com Buffett

Um dos clássicos do Oráculo, sobre conflitos de interesses: “Você não pergunta a um barbeiro se você precisa de um corte de cabelo"  (Arte/Exame)

Um dos clássicos do Oráculo, sobre conflitos de interesses: “Você não pergunta a um barbeiro se você precisa de um corte de cabelo" (Arte/Exame)

Natalia Viri
Natalia Viri

Editora do Exame INSIGHT

Publicado em 13 de agosto de 2025 às 08h06.

Última atualização em 13 de agosto de 2025 às 13h12.

Warren Buffett não é só o maior investidor da história. É também o mais espirituoso. Ao longo de décadas de cartas aos acionistas da Berkshire Hathaway, entrevistas e apresentações públicas, o bilionário de 94 anos criou uma coletânea de frases que misturam humor, sabedoria e uma pitada de provocação.

As 10 lições de Warren Buffett

A seguir, elencamos algumas das citações mais afiadas. Cada uma delas embute lições valiosas sobre mercados, ciclos econômicos e comportamento humano – sempre arrancando boas risadas.

  1. Sobre timing no mercado: “Bull market é igual sexo: fica muito bom um pouco antes de acabar.” (Carta da Berkshire de 2013)
  2. Sobre negócios resilientes ou os famosos moats: “Tento comprar ações em negócios que são tão maravilhosos que até um idiota poderia comandar. Porque, mais cedo ou mais tarde, um idiota vai comandá-la.” (Em uma entrevista a Forbes na década de 1980. O conceito do ‘negócio a prova de idiotas’ foi repetido em várias ocasiões.)
  3. Uma lição de inteligência emocional: “Você sempre pode mandar alguém para o inferno amanhã... Você não perdeu a oportunidade.”
  4. Sobre o período da contabilidade criativa: “Quantas pernas tem um cachorro se você chamar seu rabo de perna? Quatro, porque chamar um rabo de perna não o transforma numa perna” (Carta da Berkshire de 1992. Nessa aqui, ele pegou emprestado a piada de Abraham Lincoln. E voltou a usá-la na carta de 2018 para se referir ao ‘EBITDA ajustado’.)
  5. Sobre não se associar com pessoas que você não gosta: “É como se casar por dinheiro. É provavelmente uma ideia ruim sob qualquer circunstância, mas é uma loucura absoluta se você já é rico.” (Em uma palestra a universitários em 1998.)
  6. Pessimista? Sim. Correto? Também. “O que aprendemos com a história é que as pessoas não aprendem com a história. E você vê isso no mercado financeiro o tempo todo.” (Reunião de acionistas da Berkshire em 2004.)
  7. Ainda sobre os problemas de tentar cravar o timing no mercado: “A meia noite, tudo vai se transformar em abóboras e ratos... Você pensa: por que raios eu deveria sair 15 para a meia noite? Eu vou sair dois minutos antes da meia noite. O problema é: não há relógios na parede. E todo mundo acredita que vai sair dois minutos antes da meia-noite.” (Reunião de acionistas de 2001.)
  8. O jeito preferido do Oráculo de falar sobre conflitos de interesses (old but gold): “Você não pergunta a um barbeiro se você precisa de um corte de cabelo.”
  9. A regra é clara: “Regra número 1: Nunca perca dinheiro. Regra número 2: Nunca esqueça da regra número 1.”
  10. E, finalmente, o que ele quer que escrevam na sua lápide: “Aqui jaz o homem mais velho que já viveu”. (Em entrevista a CBS em 2017.)

Definitivamente, um dos mais sagazes também.

Acompanhe tudo sobre:warren-buffettInvestimentos-pessoaisAçõesBerkshire Hathaway

Mais de Invest

Depois de Nvidia, Intel agora sonda Apple para parceria, diz agência

Assaí aciona Justiça para se proteger de dívidas tributárias do GPA

Oracle prevê levantar US$ 15 bilhões com emissão de títulos corporativos

Ibovespa fecha em ligeira alta e garante novo recorde de fechamento