Negócios

BTG Pactual vê receita crescer 13,5% com recorde em gestão de ativos

Com alta de 43% na receita de serviços de banco de investimento no terceiro trimestre de 2020 ante 2019, o BTG continua líder no setor

 (Germano Lüders/Exame)

(Germano Lüders/Exame)

DG

Denyse Godoy

Publicado em 10 de novembro de 2020 às 10h42.

Última atualização em 10 de novembro de 2020 às 12h10.

O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina e controlado pelos mesmos sócios da EXAME, teve um aumento de 13,5% na receita no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019, para 2,48 bilhões de reais. O lucro recuou 5,3% no mesmo período, para 1,016 bilhão de reais.

Quer saber quais são as melhores oportunidades de investimento no mercado financeiro? Leia as análises e relatórios da EXAME Research

Na unidade de asset management, o total de ativos sob gestão e administração somou 329,3 bilhões de reais em 30 de setembro, 30% acima do registrado na mesma data de 2019. Em gestão de fortunas, o volume sob gestão somou 221,5 bilhões de reais, um avanço de 40% quando comparado ao terceiro trimestre de 2019. Os dois montantes são recordes.

"Estamos muito orgulhosos com o resultado apresentado em todas as linhas de negócio, principalmente nas franquias de cliente, com recorde de captações e chegando a mais de 550 bilhões de reais em ativos sob gestão e custodia", disse Roberto Sallouti, presidente do BTG Pactual, em comunicado à imprensa sobre o balanço. "Além disso, em linha com nossa estratégia de manter a robustez do nosso balanço, obtivemos os melhores índices de capitalização e liquidez da indústria. Continuamos a cumprir o nosso papel de apoiar a economia com a concessão de crédito para clientes atuando em diversos setores de atividade, mantendo a alta qualidade do nosso portfólio."

A área de banco de investimentos do BTG teve, no período de julho a setembro, crescimento de receita de 43% ante o mesmo intervalo de 2019, para 402 milhões de reais.

Em financiamento corporativo, o resultado também foi recorde. O portfólio cesceu 19,4% na comparação anual, atingindo 68,3 bilhões de reais no terceiro trimestre. A carteira de empréstimos para pequenas e médias empresas se multiplicou por cinco, alcançando 5,8 bilhões de reais.

O banco fechou o terceiro trimestre com retorno sobre patrimônio de 15,7%.

Acompanhe tudo sobre:BTG PactualBalançosbancos-de-investimento

Mais de Negócios

Grupo Ultra, Vibra e Raízen: distribuidoras foram destaque de alta na bolsa em dia de operação da PF

Ibovespa fecha em forte alta após superar os 142 mil pontos na máxima intraday

Dólar fecha em queda com maior apetite a risco no Brasil

C&A entra e Petz sai não 3º prévia do Ibovespa: veja outras mudanças