Mercados

BRF desaba quase 20% com nova fase da operação da Carne Fraca

o ex-presidente da BRF, Pedro de Andrade Faria e o ex-diretor-vice-presidente Hélio Rubens Mendes dos Santos Júnior foram presos

BRF: companhia é alvo da operação Trapaça realizada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (Germano Lüders/EXAME.com/Exame)

BRF: companhia é alvo da operação Trapaça realizada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (Germano Lüders/EXAME.com/Exame)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 5 de março de 2018 às 10h40.

Última atualização em 5 de março de 2018 às 19h12.

São Paulo - A BRF teve um dia difícil na Bolsa. Após suas ações abrirem o pregão em queda e entrarem em leilão na manhã desta segunda-feira, os papéis da fabricante de alimentos fecharam o dia em queda de 19,75%, cotados a R$ 24,75.

As ações repercutem a nova fase da operação da Carne Fraca, denominada de Operação Trapaça, realizada na manhã de hoje. A Polícia Federal cumpre 11 mandados de prisão e 27 de condução coercitiva.

A operação mira fraudes laboratoriais perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo o Estado de S. Paulo, o ex-presidente da BRF, Pedro de Andrade Faria (2015 a 31 de dezembro de 2017) e o ex-diretor-vice-presidente Hélio Rubens Mendes dos Santos Júnior foram presos.

A operação aponta que cinco laboratórios credenciados junto a Agricultura e setores de análises do grupo empresarial fraudavam resultados de exames em amostras de seu processo industrial, informando ao Serviço de Inspeção Federal dados fictícios em laudos e planilhas técnicos.

Segundo a PF, as fraudes teriam como finalidade burlar o Serviço de Inspeção Federal (SIF/MAPA), do Ministério, e, com isso, não permitir que a Pasta fiscalizasse com eficácia a qualidade do processo industrial da empresa.

Também teriam sido constatadas manobras extrajudiciais, operadas pelos executivos do grupo para acobertar a prática desses ilícitos ao longo das investigações.

*Com Reuters e Estadão

Acompanhe tudo sobre:BRFbolsas-de-valoresMercado financeiroPolícia FederalBRFS3Operação Carne Fraca

Mais de Mercados

Depois de Nvidia, Intel agora sonda Apple para parceria, diz agência

Assaí aciona Justiça para se proteger de dívidas tributárias do GPA

Oracle prevê levantar US$ 15 bilhões com emissão de títulos corporativos

Ibovespa fecha em ligeira alta e garante novo recorde de fechamento