Prédio da BP no Reino Unido: empresa anunciou que irá cortar os gastos de capital em 13 por cento para 20 bilhões de dólares em 2015 (Andrew Winning/Reuters)
Da Redação
Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 08h38.
Londres - Os contratos futuros de petróleo subiam nesta terça, ampliando os ganhos de mais de 11 por cento das duas sessões anteriores, depois que a petroleira BP anunciou um corte em seus investimentos para 2015.
A BP anunciou que irá cortar os gastos de capital em 13 por cento para 20 bilhões de dólares em 2015.
Na semana passada, a Chevron anunciou corte de gastos de capital de 13 por cento, para 35 bilhões de dólares.
O anúncio de menores investimentos por grandes petroleiras está ajudando a sustentar os preços do petróleo, disse Michael Hewson, analista chefe de mercado da CMC Markets.
"Estamos vendo muitas companhias de petróleo anunciarem cortes significativos em investimentos em capacidade e reduções na contagem de sondas de perfuração. O que está acontecendo neste momento é uma redução nas expectativas como resultado das medidas que estão sendo tomadas", disse Hewson.
O petróleo Brent subia 1,80 dólar às 8h52 (horário de Brasília), a 56,55 dólares por barril. O petróleo nos EUA subia 1,41 dólar, a 50,98 dólares por barril.
Nas duas últimas sessões os futuros subiram impulsionados por dados mostrando que o número de sondas em atividade nos EUA teve a maior queda semanal em quase 30 anos. Coberturas de vendidos no fim do mês também colaboraram para a alta.