Mercados

Brent opera acima de US$108, de olho na Líbia e no Fed

Governo líbio deve reabrir três portos do leste do país no domingo, o que poderia aumentar a produção no membro da Opep


	Barris de petróleo: às 9h47, o Brent operava praticamente estável a 108,70 dólares por barril, enquanto os contratos futuros do petróleo dos Estados Unidos perdiam 0, 32 dólar, a 97,18 dólares
 (AFP)

Barris de petróleo: às 9h47, o Brent operava praticamente estável a 108,70 dólares por barril, enquanto os contratos futuros do petróleo dos Estados Unidos perdiam 0, 32 dólar, a 97,18 dólares (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2013 às 08h57.

Londres - Os contratos futuros do petróleo Brent operavam acima de 108 dólares por barril nesta sexta-feira, com os operadores de olho nos portos no leste da Líbia e numa possível redução do programa de estímulos monetários do Federal Reserve, banco central norte-americano.

Às 9h47 (horário de Brasília), o Brent operava praticamente estável a 108,70 dólares por barril, enquanto os contratos futuros do petróleo dos Estados Unidos perdiam 0, 32 dólar, a 97,18 dólares.

O governo líbio deve reabrir três portos do leste do país no domingo, o que poderia aumentar a produção no membro da Opep ante o atual nível de 250 mil barris por dia (bpd).

Bons dados econômicos sobre os EUA têm aumentado especulações de que o Fed pode começar a reduzir suas compras de títulos na próxima semana, uma medida que pode fortalecer o dólar e pesar sobre a demanda das commodities precificadas na moeda, como o petróleo.

Fortes dados econômicos, no entanto, também podem levar a uma maior demanda por combustível no maior consumidor mundial de petróleo.

"O mercado está observando uma combinação de possíveis mudanças no Fed e na Líbia", disse Bjarne Schieldrop, analista chefe de commodities do banco SEB.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPreçosEnergiaCommodities

Mais de Mercados

Ambipar (AMBP3) cai 50% na bolsa após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA