Invest

Braskem sobe forte na bolsa com oferta de Tanure pela empresa

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, empresário apresentou recentemente uma oferta para a aquisição da empresa

Publicado em 23 de maio de 2025 às 12h40.

Última atualização em 23 de maio de 2025 às 12h43.

A Braskem (BRKM5) subia cerca de 7% às 12h38, no horário de Brasília, após a notícia de que o empresário Nelson Tanure havia feito uma oferta pela empresa.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Tanure apresentou recentemente uma oferta para a aquisição da Braskem, a maior e mais endividada petroquímica da América Latina.

Atualmente, a empresa está sob controle da Novonor (antiga Odebrecht), que detém 50,1% das ações com direito a voto, enquanto o restante pertence à Petrobras.

No primeiro trimestre deste ano, a Braskem apresentou uma dívida líquida de US$ 6,6 bilhões, um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2024. Essa rápida piora no quadro financeiro da empresa torna o processo de negociação e a viabilidade da recuperação ainda mais complexos.

Para que o controle da Braskem seja alterado, é indispensável que haja um acordo com os bancos credores, entre eles Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e BNDES. A Novonor deve permanecer com aproximadamente 5% do capital da companhia.

Acompanhe tudo sobre:BraskemEmpresasNelson Tanure

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos