Mercados

Brasileiro voa mais e ações da TAM e Gol decolam 7%

Empresas do setor aéreo são a maior alta do Ibovespa nesta terça-feira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2010 às 17h07.

São Paulo - As ações do setor de transporte aéreo dispararam na tarde dessa terça-feira (15), refletindo divulgação de estatísticas do tráfego aéreo de maio pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os números mostram o crescimento acelerado no setor, com brasileiros voando 20,1% a mais do que no mesmo período do ano passado.

As ações da TAM (TAMM4) avançavam 7,27% às 14h40, cotadas a 26,70 reais; os papéis preferenciais da Gol (GOLL4), por sua vez, tinham alta de 6,38% e eram negociados a 22,68 reais no mesmo horário. Segundo números divulgados ontem pela agência de aviação, o Brasil teve 4,861 milhões de desembarques nacionais em maio. O crescimento num mês tradicionalmente fraco surpreendeu analistas, que apontam para um cenário positivo como conseqüência do crescimento econômico.

No caso da TAM, foi o melhor mês da história da empresa em número de passageiros e porcentagem de assentos ocupados. Em relatório divulgado hoje, a SLW corretora mantém a previsão de boa performance operacional da empresa ao longo de 2010. "Acreditamos que ainda no curto prazo as ações podem refletir a performance", diz o documento, assinado pela analista Rosângela Nogueira Ribeiro, que também recomenda a compra dos papéis da empresa.

Para o analista Felipe Rocha, da Link Investimentos, a perspectiva para o setor é também de otimismo, com o crescimento da renda e da confiança do consumidor, ressalvando apenas o baixo investimento em infra-estrutura. A corretora emitiu análise na manhã de hoje mantendo a orientação outperform (perfomance acima da média do mercado) para GOLL4 e TAMM4.

Às 14h40, o Ibovespa operava em alta de 1,19%.

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSetor de transporteServiçosAçõesAviaçãocompanhias-aereasTAMGol Linhas Aéreas

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi