Bradespar pretende reduzir seu capital por meio da distribuição de ações da Vale | Foto: Ricardo Teles/Divulgação (Ricardo Teles/Divulgação)
Beatriz Quesada
Publicado em 15 de setembro de 2021 às 12h12.
Última atualização em 15 de setembro de 2021 às 17h47.
As ações da Bradespar (BRAP4) foram um dos grandes destaques do Ibovespa nesta quarta-feira, 15, subindo 5,23% e chegando a disparar mais de acima de 7% na máxima do dia.
A explicação para a forte alta está em um fato relevante divulgado pela Bradespar na noite de ontem. Com grande participação na Vale (VALE3), a holding do Bradesco anunciou de que pretende entregar 5,26 bilhões de reais em ações da mineradora a seus acionistas. A Bradespar convocou assembleia para reduzir seu capital de 5,76 bilhões para 500 milhões de reais -- o que seria feito por meio da entrega das ações da Vale.
Para analistas, a transação é uma surpresa positiva e deve ajudar a desbloquear valor para a Bradespar e reduzir o desconto para o seu valor patrimonial líquido (NAV, na sigla em inglês).
Em relatório, o Credit Suisse mantém rating de outperform para as ações da Bradespar, por enxergar a companhia como “um veículo desalavancado e com desconto para aumentar a exposição à Vale, seu único investimento”. Isso deve permitir que a Bradespar repasse todos os dividendos recebidos da Vale, de acordo com os analistas.
A Guide também enxerga o anúncio com bons olhos. “É um movimento positivo. Além disso, vemos como provável a dissolução da Bradespar, que tem um desconto de 20% em relação à Vale. Ela deve entregar todas as ações da mineradora aos acionistas, podendo fechar o gap de desconto”, afirma Luis Sales, da Guide Investimentos, em relatório.
Os analistas do BTG Pactual, por outro lado, não acreditam na dissolução total da holding. “O anúncio de hoje foi definitivamente o catalisador que os investidores esperavam nos últimos anos. No entanto, gostaríamos também de salientar que a holding ainda não deverá ser dissolvida, portanto, não devemos ver o desconto se aproximando de 0-10% em breve”, ressaltam em relatório.
A assembleia da Bradespar será realizada no dia 15 de setembro. Já a quantidade de ações da Vale a ser entregue aos acionistas será calculada após a divulgação das respectivas demonstrações financeiras da Vale e Bradespar, em 30 de setembro.