Mercados

Bovespa vai sugerir ao governo mudanças em IR sobre ações

A sugestão é que a própria bolsa levante os valores a serem declarados para evitar que os investidores sejam alvos de multas pelo eventual não pagamento de impostos

Edemir Pinto, presidente-executivo da BM&FBovespa: "a ideia é criar algo mais racional, que permita o diferimento no longo prazo, um modelo mais simplificado" (Luciana Cavalcanti/VOCÊ S.A.)

Edemir Pinto, presidente-executivo da BM&FBovespa: "a ideia é criar algo mais racional, que permita o diferimento no longo prazo, um modelo mais simplificado" (Luciana Cavalcanti/VOCÊ S.A.)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 11h43.

São Paulo - A BM&FBovespa vai apresentar ao governo ainda este ano um projeto que sugere mudanças na declaração e tributação nos ganhos de investidores com operações de curto prazo no mercado de ações, segundo o presidente da instituição.

"A ideia é criar algo mais racional, que permita o diferimento no longo prazo, um modelo mais simplificado", disse Edemir a jornalistas nesta quarta-feira, durante evento na bolsa.

Atualmente, as operações de curto prazo na bolsa, como as de compra e venda de ações no mesmo dia (daytrade), obrigam o investidor a declarar e recolher mensalmente o Imposto de Renda (IR) sobre eventuais ganhos apurados.

Possíveis prejuízos com operações semelhantes podem ser descontados do imposto a ser pago. Mas esse processo exige conhecimentos específicos sobre as regras de declaração e recolhimento que não são conhecidos de grande parte dos investidores pessoa física.

"Isso frequentemente leva a erros que podem levar a ações da Receita (Federal)", disse Edemir.

Segundo o executivo, o projeto prevê que a própria bolsa faria o levantamento dos valores a serem declarados e pagos sobre ganhos dos investidores com essas operações, evitando que esses sejam alvos de multas pela Receita pelo eventual não pagamento de impostos.

De acordo com Edemir, o projeto não embute nenhuma sugestão de incentivo tributário para investimentos em ações. Atualmente, alíquota de IR sobre ganhos em renda variável é de 15 por cento. Nas operações de daytrade, o percentual sobe para 20 por cento.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasImposto de Renda 2020ImpostosLeãoservicos-financeiros

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF