Mercados

Bovespa tem ganhos tímidos em dia de baixa liquidez

Às 11:22, o Ibovespa subia 0,09 por cento, a 57.635 pontos. O giro financeiro era de 530,4 milhões de reais

Bovespa: tom de cautela em meio às persistentes inquietações políticas adiciona volatilidade aos negócios (Germano Lüders/EXAME.com)

Bovespa: tom de cautela em meio às persistentes inquietações políticas adiciona volatilidade aos negócios (Germano Lüders/EXAME.com)

R

Reuters

Publicado em 21 de dezembro de 2016 às 11h34.

São Paulo - O principal índice da bolsa paulista operava em torno da estabilidade nesta quarta-feira, tendo os papéis da Embraer entre as maiores altas, embora a proximidade do fim do ano ajude a diminuir a liquidez e favoreça a volatilidade.

Às 11:22, o Ibovespa subia 0,09 por cento, a 57.635 pontos. O giro financeiro era de 530,4 milhões de reais.

O tom de cautela em meio às persistentes inquietações políticas também adiciona volatilidade aos negócios. Investidores ainda seguem atentos à possibilidade de novas delações no âmbito da operação Lava Jato e seus potenciais impactos no governo.

Além disso, sinais de atritos entre Executivo e Legislativo também despertam atenção, após a Câmara dos Deputados aprovar na véspera o projeto da dívida dos Estados, contrariando o Ministério da Fazenda ao retirar parte das contrapartidas que promovem ajustes fiscais nas contas estaduais.

No âmbito econômico, o destaque é a prévia da inflação oficial do país, que foi a mais baixa para o mês de dezembro desde 1998. No ano, a alta acumulada é de 6,58 por cento, a menor desde 2014. Os dados do IPCA-15 abrem espaço para o Banco Central acelerar o ritmo de corte de juros no país.

Destaques

- Embraer subia 3,88 por cento, liderando as altas do Ibovespa. O Itaú BBA elevou a recomendação para as ações da fabricante brasileira de aviões para "outperform", ante "market perform", avaliando que as perdas recentes provavelmente foram exageradas.

- Gerdau avançava 1,79 por cento, destacando-se entre as empresas do setor, em sessão marcada pelo avanço dos contratos futuros de aço e minério de ferro na China. CSN oscilava perto da estabilidade, enquanto Usiminas PNA ganhava 0,25 por cento.

- Petrobras PN tinha alta de 0,07 por cento e Petrobras ON subia 0,06 por cento em meio à firmeza dos preços do petróleo no mercado internacional.

- Braskem PNA avançava 2,6 por cento. A empresa petroquímica e a Odebrecht vão pagar 1,4 bilhão de reais aos governos dos Estados Unidos e da Suíça como parte do acordo das investigações de corrupção, informou à Reuters uma fonte.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump