Mercados

Ibovespa sobe pelo quarto dia, seguindo bolsas dos eua

O Ibovespa subiu 0,17 por cento nesta quarta-feira, a 59.364 pontos, o giro financeiro da sessão foi de 5,5 bilhões de reais

O setor de mineração foi destaque de alta: Gerdau subiu 1,65 por cento, a 15,40 reais (Gerdau)

O setor de mineração foi destaque de alta: Gerdau subiu 1,65 por cento, a 15,40 reais (Gerdau)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 18h58.

São Paulo - A Bovespa emendou a quarta alta seguida, seguindo o comportamento dos índices das bolsas dos Estados Unidos, apesar do retorno das preocupações com a crise da dívida na Europa.

O Ibovespa subiu 0,17 por cento nesta quarta-feira, a 59.364 pontos. O giro financeiro da sessão foi de 5,5 bilhões de reais.

Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,08 por cento, às 18h25 (horário de Brasília), enquanto o Standard & Poor's 500 tinha baixa de 0,03 por cento.

"Pela manhã houve uma aversão a risco, com a realidade (da situação da crise na Europa) voltando a pesar depois do rali de alta dos últimos dois dias", afirmou o economista-chefe da Sul América Investimentos, Newton Rosa. Segundo ele, o comportamento mudou pela tarde devido a melhora no humor externo.

Nos EUA, a divulgação de um dado econômico positivo favoreceu as bolsas. As encomendas de bens manufaturados aumentaram 1,8 por cento, revertendo dois meses consecutivos de declínio. Esta foi a maior alta desde julho.

O indicador aliviou o pessimismo causado pelo banco italiano UniCredit, que lançou 7,5 bilhões de euros (9,8 bilhões de dólares) em direitos de subscrição com um elevado desconto, mostrando a luta dos credores europeus em levantar capital e enfrentar a crise.

Entre as ações que compõem o Ibovespa, o setor de siderurgia e mineração foi o destaque de alta, após operarem em baixa pela manhã. Gerdau subiu 1,65 por cento, a 15,40 reais, enquanto a preferencial da Vale teve ganhos de 0,79 por cento, a 40,79 reais.

Ainda entre as blue chips, a preferencial da Petrobras valorizou 0,71 por cento, a 22,57 reais.

Na outra ponta, Localiza registrou a maior queda, de 3,79 por cento, a 26,65 reais, seguida pela Brasil Telecom, com perdas de 3,57 por cento, a 11,07 reais.

Fora do índice, o destaque foi HRT, que recuou 19,8 por cento, a 405,01 reais, dando continuidade ao movimento de terça-feira, quando caiu 12,9 por cento. Na ocasião, a empresa anunciou estimativas positivas de produção de gás, mas dados fracos em potencial de óleo em uma de suas descobertas na Amazônia.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasIbovespaMercado financeiroservicos-financeiros

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF