Mercados

Bovespa recua 1,28% após descolar-se do mercado externo

A Vale, que na quinta-feira ajudou a bolsa a fechar no azul, nesta sexta-feira faz o papel contrário

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 18h08.

São Paulo - Mais uma vez a Bovespa se descolou do mercado acionário internacional e encerrou a sexta-feira em queda. A Vale, que na quinta-feira ajudou a Bolsa a fechar no azul, nesta sexta-feira faz o papel contrário. Petrobras e siderúrgicas também pesaram, o que impediu a Bolsa de acompanhar o mercado externo.

Além disso, o fato de ser sexta-feira, véspera de fim de semana, de fim de mês e de feriado, fez com que os investidores adotassem maior cautela, preferindo embolsar parte dos lucros recentes, diante do cenário de incertezas internacionais.

Lá fora, dados positivos dos Estados Unidos acabaram ofuscando o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano abaixo do esperado, mas não foram suficientes para puxarem a Bolsa para cima.

O Ibovespa encerrou o pregão em queda de 0,81%, aos 61,691,21 pontos. Com isso, a Bolsa paulista fechou a semana com declínio de 1,28% e ampliou a desvalorização no mês para 4,37%. Se for confirmado esse desempenho em abril, o que provavelmente acontecerá, a Bolsa registrará o segundo mês consecutivo de perdas. No ano, o Ibovespa ainda apura ganho, de 8,70%.

"A proximidade do feriado do Dia do Trabalho, na terça-feira, e de uma segunda-feira que deve ser fraca em termos de volumes de negócios, parece ter feito o mercado ficar na defensiva", resumiu o analista de investimentos da Leme João Pedro Brugger.

Ele avalia que o mercado passa por um ajuste após a alta de 0,72% no pregão de quinta-feira, puxada principalmente pelo ganho da Vale. A mineradora apurou lucro líquido de US$ 3,827 bilhões no período, pelo padrão USGAAP. O resultado representou uma queda de 43,9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Na sessão desta sexta-feira, o papel ON da mineradora caiu 0,65%, e o PNA recuou 0,67%. Também na contramão dos metais no mercado internacional, Gerdau PN perdeu 1,11%, Gerdau Metalúrgica recuou 1,45% e Usiminas PNA, caiu 1,17%.

Petrobras foi na direção oposta ao preço do petróleo no mercado internacional.O papel ON perdeu 0,81% e o PN, recuou 1,46%. Na Nymex, o petróleo para junho encerrou com ganho de 0,36%, a US$ 104,93 o barril.

Em Nova York, o índice Dow Jones avançou 0,18%, o S&P 500 apresentou valorização de 0,24% e o Nasdaq, registrou alta de 0,61%.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump