Mercados

Bovespa pode se tornar "terra de ninguém" em 2011, diz FT

Investidores podem ficar espantados com o crescimento da inflação neste ano, se as medidas governamentais não forem suficientes

Acionistas podem permanecer na Bovespa se o governo Dilma tomar as medidas adequadas (Lailson Santos/EXAME)

Acionistas podem permanecer na Bovespa se o governo Dilma tomar as medidas adequadas (Lailson Santos/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2011 às 20h26.

São Paulo - A Bovespa está enfrentando uma constante desvalorização e pode se tornar uma "terra de ninguém", afirmou o jornal britânico Financial Times nesta quinta-feira (28). A reportagem de Joe Leahy diz que as afirmações de Dilma e sua equipe econômica nesta semana sobre a inflação vieram em boa hora, mas que o mercado ainda não tem certeza se as medidas serão suficientes para solucionar os problemas do Brasil.

Na última terça-feira (26), a presidente Dilma Rousseff, o ministro Guido Mantega e o presidente do Banco Central Alexandre Tombini fizeram coro contra a inflação na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). "Não nos furtaremos a colocar em ação todas as medidas, e aí repito todas as medidas, que julgarmos necessárias e urgentes", disse Dilma durante a cerimônia, mostrando uma posição contra problemas inflacionários.

Segundo a matéria, o JPMorgan rebaixou a classificação das ações brasileiras na semana passada, dando sinais que a desvalorização da Bovespa inibe a compra de ações. No entanto, o Financial Times ressalta que alguns investidores estão aproveitando o momento para comprar papéis que estão com preços atraentes.

O artigo frisa que a equipe do governo deveria tomar medidas efetivas para evitar a debandada de investidores da Bovespa. Mesmo com a economia apertada, o FT afirma que o Brasil pode ter um crescimento econômico satisfatório, de 4,5%. A apreciação do real e a importação barata de commodities são outros dados que frustram as medidas do Estado, segundo o jornal.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAmérica LatinaB3bolsas-de-valoresDados de BrasilEmpresasFinancial TimesGoverno DilmaJornais

Mais de Mercados

Bolsa brasileira tem o melhor trimestre em dólar desde 2023

Casas Bahia (BHIA3): Michael Klein faz proposta para voltar ao comando do conselho

Goldman Sachs corta projeção para bolsas europeias diante das tarifas dos EUA

Wall Street tem pior trimestre desde 2022 com tarifas de Trump no radar