Mercados

Bovespa melhora no final e sobe 0,82% no dia

São Paulo - Essa quinta-feira poderia ser perfeitamente confundida com uma Quarta-feira de Cinzas no mercado acionário. A Bolsa de Valores de São Paulo teve um pregão majoritariamente insosso, de volume fraco e sem tendência. Apenas perto da hora final, com a ligeira melhora das Bolsas norte-americanas, exibiu um pouco mais de vigor e renovou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

São Paulo - Essa quinta-feira poderia ser perfeitamente confundida com uma Quarta-feira de Cinzas no mercado acionário. A Bolsa de Valores de São Paulo teve um pregão majoritariamente insosso, de volume fraco e sem tendência. Apenas perto da hora final, com a ligeira melhora das Bolsas norte-americanas, exibiu um pouco mais de vigor e renovou as máximas do dia.

O índice Bovespa terminou em alta de 0,82%, na maior pontuação desta quinta-feira, aos 67.836,08 pontos (maior nível desde os 68.200,07 pontos de 20 de janeiro deste ano). Na mínima do dia, o índice registrou 66.550 pontos (-1,09%). No mês, o índice acumula ganho de 3,72%, mas, no ano, tem perda de 1,10%. O giro financeiro somou R$ 5,848 bilhões. Os dados são preliminares.

O comportamento errático do Ibovespa, ora em alta, ora em baixa, ao redor da estabilidade, decorreu da safra divergente de indicadores conhecida nos EUA. Os números ruins de pedidos de auxílio-desemprego e o índice de preços ao produtor (PPI) puxaram os índices acionários para baixo. Os investidores, no entanto, consideraram que os números sobre o auxílio-desemprego subiram apenas por causa da nevasca e aproveitaram a divulgação do bom índice de atividade industrial do Fed da Filadélfia para realocarem seus ativos. Às 18h33, o Dow Jones tinha alta de 0,77%, o S&P ganhava 0,62%, e o Nasdaq registrava ganhos de 0,61%.

Na Europa, as Bolsas fecharam no azul: em Londres, o índice FT-100 avançou 0,92%; em Paris, o índice CAC-40 subiu 0,61%; em Frankfurt, o índice Dax-30 perdeu 0,57%.

No Brasil, apesar dos dados favoráveis, como os números de criação de vagas formais em janeiro pelo Caged, a Bovespa só melhorou um pouco na reta final, com o avanço em Wall Street. As blue chips Vale e Petrobras subiram, acompanhando os ganhos das commodities. Vale ON avançou 1,70% e PNA, 2,05%. Petrobras ON terminou em +0,81% e PN em +1,28%. Na Nymex, o contrato do petróleo para março registrou variação positiva de 2,24%, a US$ 79,06 o barril.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesCommodities

Mais de Mercados

Ouro atinge maior valor em duas semanas com expectativa de novo corte de juros

Ibovespa opera acima dos 155 mil pontos, alinhado com exterior

Justiça decreta falência da Oi: a empresa vai fechar?

Altérra: Maior fundo climático do mundo não tem investimento no Brasil