Mercados

Bovespa fecha em baixa em dia de ajuste e volatilidade

Índice caiu 0,52%, a 51.596 pontos, em um movimento de ajuste após a alta de quase 1,5% do pregão anterior


	Visitantes observam preços de ações em monitores da BM&FBovespa: bolsa brasileira recuou a despeito da alta do Dow Jones e do S&P 500 nos Estados Unidos
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Visitantes observam preços de ações em monitores da BM&FBovespa: bolsa brasileira recuou a despeito da alta do Dow Jones e do S&P 500 nos Estados Unidos (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2014 às 18h15.

São Paulo - A Bovespa fechou em baixa nesta segunda-feira, movimento de ajuste após a alta de quase 1,5 por cento do pregão anterior, e em dia marcado por certa volatilidade antes do vencimento de opções sobre índice na quarta-feira.

Ibovespa caiu 0,52 por cento, a 51.596 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 5,58 bilhões de reais.

A bolsa brasileira recuou a despeito da alta do Dow Jones e do S&P 500 nos Estados Unidos, onde o resultado do Citigroup e dados de vendas no varejo sustentaram a confiança de investidores.

"Está ocorrendo o inverso de sexta-feira, quando todo mundo caiu e a gente subiu. Como as incertezas continuam em todos os aspectos, um ajuste fatalmente acontece", disse o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, referindo-se ao avanço de 1,45 por cento do Ibovespa no último pregão.

Apesar de ter operado majoritariamente em baixa, o índice da bolsa brasileira exibiu volatilidade nesta segunda, tendo aberto os negócios em alta e voltado brevemente ao azul durante a tarde.

O comportamento instável ocorreu devido às expectativas de investidores antes da divulgação de pesquisa eleitoral da empresa de pesquisa Vox Populi e do vencimento de opções sobre Ibovespa e de índice futuro, ambos na quarta-feira, afirmou o chefe da mesa de operações da corretora Intrader, Leandro Silvestrini.

Na cena corporativa, ações de bancos, de empresas do setor de construção e da Petrobras pesaram sobre o Ibovespa. A ação da estatal havia avançado 3,25 por cento na sexta, em meio à entrada de investidores estrangeiros.

Nesta segunda, a presidente Dilma Rousseff fez uma defesa enfática da companhia e prometeu combater "com rigor" qualquer ato de corrupção envolvendo a petroleira, em um momento em que paira a ameaça de instalação de uma CPI para investigar a estatal.

No sentido oposto, a ação preferencial da mineradora Vale ajudou a minimizar as perdas do Ibovespa, enquanto a ação da empresa de insumos para o setor de construção civil Duratex teve a maior alta do dia.

Texto atualizado às 18h02min do mesmo dia, para adicionar informações do fechamento de mercado.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

G20, pacote fiscal e balanço da Nvidia: o que move o mercado

Na corrida dos chips, Samsung anuncia recompra de ações e papéis sobem até 7,5%

Ternium x CSN: Em disputa no STF, CVM reforça que não houve troca de controle na Usiminas

Casas Bahia reduz prejuízo e eleva margens, mas vendas seguem fracas; CEO está confiante na retomada