Mercados

Bovespa fecha em alta com ajuda de Vale e siderúrgicas

Ações da Vale, metalúrgicas e setor elétrico ditaram alta do índice após queda registrada mais cedo


	Bovespa: o principal índice da bolsa encerrou a sessão com valorização de 0,59%
 (REUTERS/Nacho Doce)

Bovespa: o principal índice da bolsa encerrou a sessão com valorização de 0,59% (REUTERS/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2013 às 18h28.

A melhora do mercado acionário norte-americano nesta terça-feira diminuiu a aversão ao risco e permitiu à Bovespa engatar uma trajetória de recuperação no fim da tarde.

Após passar quase o dia todo em queda, o Ibovespa migrou para o território positivo na última hora de pregão, impulsionado pela alta das ações da Vale, das metalúrgicas e do setor elétrico. A correção, no entanto, foi insuficiente para que a Bolsa retomasse o patamar dos 57 mil pontos, perdido no início da semana passada.

O índice à vista encerrou em alta de 0,59%, aos 56.948,87 pontos. Na mínima, caiu 1,01%, aos 56.047 pontos e, na máxima, alcançou 57.007 pontos, com avanço de 0,69%. O giro financeiro somou R$ 8,148 bilhões (dado preliminar). No mês, a Bolsa acumula perda de 4,71% e, no ano, de 6,57%.

"A Bolsa vinha caindo muito e parece estar buscando uma recuperação, mas de curto prazo. Por enquanto, vejo qualquer subida apenas como um repique", disse o analista da Ativa Corretora Gilberto Coelho, em referência ao ganho nesta terça-feira, após as perdas mais recentes.

Entre as blue chips, a Vale, que divulga na quarta-feira (27) seus resultados do quarto trimestre, viu suas ações ON subirem 2,01% e as PNA com valorização de 2,54%, liderando a recuperação do Ibovespa.

Em contrapartida, Petrobras teve mais um dia de perdas. Os papéis ON caíram 1,34% e os PN recuaram 1,24%. Mais cedo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a Petrobras continuará tendo correções periódicas de preços, mas não deu indícios sobre um novo aumento no curto prazo.

As ações ON da OGX acompanharam a recuperação do Ibovespa e conseguiram fechar em alta de 3,98%, também com uma inversão para o azul ao fim dos negócios.

Com relevante participação no índice à vista, o setor siderúrgico marcou mais um dia de ganhos. O movimento de valorização deve início na véspera, com a notícia de que a Usiminas irá promover um reajuste de preços em março. Gerdau PN subiu 3,32% e CSN ON avançou 2,15%.

Os destaques de alta do Ibovespa foram liderados por Eletrobras ON, que subiu 4,14%. Em seguida, apareceram JBS ON (+4,02%), OGX ON (+3,98%), Metalúrgica Gerdau PN (+3,78%) e Duratex ON (+3,46%).

A principal queda do índice foi BR Malls, que perdeu 2,67%, seguida por Bradesco PN (-2,19%), Ultrapar ON (-1,99%), Light ON (-1,97%) e Itaúsa PN (-1,93%).

Por volta das 18h (horário de Brasília), em Wall Street, o índice Dow Jones subia 0,82%, o S&P 500 avançava 0,60% e o Nasdaq registrava alta de 0,47%.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Dólar atinge menor valor em 15 meses com corte de juros no radar

Ibovespa cai no 'day after' da condenação de Bolsonaro, abaixo dos 143 mil pontos

IA não é só fio condutor de crescimento das empresas. É o tecido inteiro, diz analista do Citi

A nova ordem monetária: China deixa dólar de lado e expande uso global do yuan