Mercados

Bovespa cai quase 2,0% contaminada por temor global com Turquia

Às 10h48, o Ibovespa recuava 1,81%, aos 77.413,90 pontos

Turquia: posicionamento de Erdogan trouxe frustração ao mercado, que esperava um anúncio mais concreto de recuperação econômica (Leonardo Benassatto/Reuters)

Turquia: posicionamento de Erdogan trouxe frustração ao mercado, que esperava um anúncio mais concreto de recuperação econômica (Leonardo Benassatto/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de agosto de 2018 às 11h08.

Última atualização em 10 de agosto de 2018 às 11h10.

São Paulo - A Bovespa iniciou os negócios em queda de quase 2,0%, em meio à aversão a ativos de risco que contamina os mercados acionários globais nesta manhã de sexta-feira, 10. No centro das atenções está a Turquia, que já trazia preocupação aos agentes diante da inflação alta e da falta de medidas do banco central local para conter o quadro. Nesta manhã, em discurso nacionalista, o presidente do país, Recep Erdogan, pediu para que todos os cidadãos que possuem dólares, euros e ouro troquem por liras turcas. Além disso, o líder descartou que a taxa de juros suba no país. O posicionamento de Erdogan trouxe frustração ao mercado, que esperava um anúncio mais concreto de recuperação econômica como, por exemplo, um pedido de ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Às 10h48, o Ibovespa recuava 1,81%, aos 77.413,90 pontos, enquanto o dólar à vista no balcão era negociado a R$ 3,8613 (+1,62%). A moeda renovou máximas contagiada pelo fortalecimento da divisa americana, que bateu máxima histórica ante a lira turca. O ajuste ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar via rede social que dobrará tarifas sobre aço e alumínio da Turquia.

Acompanhe tudo sobre:B3Estados Unidos (EUA)IbovespaTurquia

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF