Mercados

Bovespa cai 1,47% e passa a acumular perdas em dezembro

A Bolsa paulista trabalhou 'colada' ao comportamento de Wall Street, mas no fechamento aprofundou as perdas e deixou o patamar de 57 mil pontos

As blue chips terminaram em queda e ajudaram a segurar a Bolsa no vermelho. Petrobras ON recuou 3,32% (Divulgação)

As blue chips terminaram em queda e ajudaram a segurar a Bolsa no vermelho. Petrobras ON recuou 3,32% (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2011 às 17h38.

São Paulo - Apesar do vencimento de índice futuro e opções sobre índice, a volatilidade do Ibovespa no período vespertino foi menor do que o esperado. A Bolsa paulista trabalhou 'colada' ao comportamento de Wall Street, mas no fechamento aprofundou as perdas e deixou o patamar de 57 mil pontos, onde se segurou em grande parte da sessão.

A Bolsa doméstica encerrou o dia com queda de 1,47%, aos 56.646,87 pontos, na mínima pontuação do dia. Na máxima, ficou estável, aos 57.495 pontos. Com o resultado de hoje, passou a acumular no mês, pela primeira vez em dezembro, queda, de 0,40%. No ano, a perda acumulada é de 18,26%.

Na avaliação de Luís Gustavo Pereira, da equipe de análise da Um Investimentos, o vencimento acabou ficando em segundo plano e o Ibovespa 'preferiu' seguir Nova York. Com a queda das commodities metálicas e do petróleo no exterior, além do exercício hoje e de opções sobre ações na segunda-feira, as blue chips terminaram em queda e ajudaram a segurar a Bolsa no vermelho. Petrobras ON recuou 3,32%, Petrobras PN perdeu 2,68%, Vale ON fechou com -1,58% e Vale PNA, com -1,45%.

Mais cedo, as bolsas tinham perdas mais acentuadas, influenciadas pela situação europeia. Lá, as ações tiveram recuo maior, depois que o Tesouro da Itália vendeu bônus de cinco anos com o maior yield desde a implementação do euro para vencimentos de cinco anos e após a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reiterar sua rejeição à implementação de bônus comuns da zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasservicos-financeirosEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoB3bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Ambipar (AMBP3) cai 50% na bolsa após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA