Mercados

Bovespa abre em baixa à espera de dados dos EUA

Por Olívia Bulla São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em baixa, à espera dos dados sobre o mercado de trabalho privado nos EUA, a serem divulgados ainda na manhã de hoje. A queda da produção industrial brasileira em dezembro, anunciada mais cedo, pesa sobre os negócios e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2011 às 10h07.

Por Olívia Bulla

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em baixa, à espera dos dados sobre o mercado de trabalho privado nos EUA, a serem divulgados ainda na manhã de hoje. A queda da produção industrial brasileira em dezembro, anunciada mais cedo, pesa sobre os negócios e esquenta o debate sobre a trajetória dos juros e do dólar no Brasil. Às 11h05 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) recuava 0,17%, para 67.731 pontos.

"Existe um motivo econômico interno que não deixa a Bolsa acompanhar a direção externa", explica o gestor de renda variável da Infinity Asset, George Sanders. Ele aponta como motivo para as perdas da Bolsa nesta manhã a queda de 0,7% da produção industrial brasileira em dezembro ante novembro de 2010. O resultado ficou totalmente fora do intervalo das expectativas dos analistas, que previam alta entre 0,40% e 1,50%, com mediana de 0,90%. Na comparação com dezembro de 2009, a produção industrial cresceu 2,7%, mas também ficou abaixo do esperado.

No mercado futuro de juros, o dado da produção industrial começa a calibrar as expectativas sobre a dosagem e a extensão do aperto monetário no Brasil. Em relatório, o gerente de pesquisa de renda variável da UM Investimentos, Eduardo Oliveira, lembra que a apreensão quanto à condução da política monetária pode trazer pressão extra sobre os negócios, caso ocorra uma realização de lucros no exterior.

No entanto, o exterior tira o pé do acelerador e se mostra comportado desde cedo, com ligeiras oscilações positivas e negativas. Os investidores estão aguardando os números sobre o emprego no setor privado norte-americano, que servem como um termômetro para os números totais do mercado de trabalho no país, a serem divulgados na sexta-feira. Ainda na agenda dos EUA, às 13h30 (horário de Brasília) será publicado o relatório oficial sobre os estoques de petróleo bruto e derivados no país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Trump compra mais de US$ 82 milhões em títulos nos EUA

Samsung e gigantes da Coreia do Sul anunciam investimentos no país

Tim Cook pode deixar comando da Apple no começo de 2026

A última cartada de Buffett antes da aposentadoria: investir no Google