Mercados

Bovespa abre em alta com foco nos 70 mil pontos

Por Olívia Bulla São Paulo - Após o pregão apático de ontem, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deve ganhar maior robustez hoje, em linha com a melhora do desempenho nos mercados acionários internacionais. A ausência de notícias negativas e a renovação das esperanças para contornar a crise das dívidas na Europa e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2010 às 10h06.

Por Olívia Bulla

São Paulo - Após o pregão apático de ontem, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deve ganhar maior robustez hoje, em linha com a melhora do desempenho nos mercados acionários internacionais. A ausência de notícias negativas e a renovação das esperanças para contornar a crise das dívidas na Europa e reanimar a recuperação econômica nos EUA encorajam os investidores a buscar ativos de risco hoje, com destaque para o avanço das commodities. Porém, a cautela e a volatilidade seguem revestindo os negócios, podendo limitar o fôlego de alta da Bolsa rumo aos 70 mil pontos. Às 11h05 (horário de Brasília), o índice Bovespa subia 1,06%, aos 70.286 pontos.

"Os problemas na Europa continuam, mas as notícias vêm e vão", afirma o gestor de renda variável da Máxima Asset Management, Felipe Casotti, ressaltando que hoje os mercados deixaram de lado as incertezas sobre a crise das dívidas europeia e os riscos de contágio para além dos países da periferia da zona do euro e se apoiaram no discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, que provocou uma onda de otimismo nos negócios. "A expansão dos benefícios fiscais para todos os cidadãos norte-americanos incentiva o consumo e é favorável à recuperação do país", acrescenta.

Para ele, a agenda econômica fraca do dia ajuda os mercados a seguirem no rumo positivo. Na Europa, o destaque vai para a votação pelo Parlamento irlandês do orçamento para 2011 que, se aprovado, ativará o pacote de resgate ao país, ofertado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela União Europeia (UE). No calendário dos EUA, às 17 horas (horário de Brasília), saem os dados sobre o crédito ao consumidor em outubro e, às 19h30, o Instituto Americano do Petróleo (API, na sigla em inglês) publica o relatório semanal sobre os estoques de petróleo bruto e derivados no país.

Analistas lembram que, tradicionalmente, dezembro é um mês de ganhos para o mercado de ações e, ainda que a Bovespa não alcance a máxima histórica de pontuação, acima dos 73 mil pontos, os negócios locais tendem a reduzir a defasagem no desempenho em relação aos pares europeus e norte-americanos. "As perdas de novembro foram muito fortes (baixa de 4,2%) e a interrupção no ciclo de notícias negativas abre espaço para alguns ajustes técnicos", comenta o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa