EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 22 de abril de 2010 às 13h48.
Londres - O principal índice europeu de ações atingiu o menor nível em 3 semanas nesta quinta-feira, pressionado por ações de bancos em meio à persistente preocupação com a dívida da Grécia. A Nokia também afetou o humor dos mercados depois que cortou previsão de lucro, o que fez suas ações desabarem mais de 14 por cento.
O ânimo dos investidores foi abatido após a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, informar que o governo grego teve um déficit fiscal ainda pior do que o informado inicialmente, notícia seguida pelo anúncio de que a Moody's cortou o rating soberano do país.
O índice europeu de ações FTSEurofirst 300 teve baixa de 1 por cento, aos 1.085 pontos. O setor bancário estendeu as perdas da véspera e os bancos gregos recuaram 5,4 por cento, enquanto outros europeus, como Santander, BBVA, HSBC, BNP Paribas e Société Générale caíram entre 0,7 e 3 por cento.
"Hoje é a história grega. O mercado parece estar precificando um default ou reestruturação da dívida", disse Mike Lenhoff, estrategista-chefe da Brewin Dolphin. "O downgrade da Moody's é outra parte da saga. Toda vez que aparece um anúncio indicando que uma solução está próxima, parece surgir outra fase para ser resolvida."
O Credit Suisse caiu 4,7 por cento após os resultados do banco no primeiro trimestre terem vindo menos vistosos do que os de demais bancos norte-americanos no período, o que desapontou os investidores.
A Nokia desabou mais de 14 por cento depois da companhia ter cortado suas previsões de lucros e adiado o lançamento de telefones para competir com o iPhone e o Blackberry.
Em Londres, o índice Financial Times fechou com queda de 1,02 por cento, a 5.665 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,99 por cento, para 6.168 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 teve baixa de 1,33 por cento, para 3.924 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib encerrou em baixa de 1,86 por cento, a 22.616 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou perda de 2,19 por cento, para 11.821 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 caiu 2,6 por cento, para 7.751 pontos.