Mercados

Bolsas de NY fecham março e 1º trimestre com ganhos

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam a última sessão do primeiro trimestre em queda - embora tenham acumulado alta nos três primeiros meses do ano -, diante da divulgação de uma leitura mais fraca que a esperada em um relatório sobre o nível de emprego do setor privado. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam a última sessão do primeiro trimestre em queda - embora tenham acumulado alta nos três primeiros meses do ano -, diante da divulgação de uma leitura mais fraca que a esperada em um relatório sobre o nível de emprego do setor privado. Os papéis do setor de energia estavam entre as exceções do dia, fechando em alta após a Casa Branca anunciar planos para autorizar a perfuração de poços de petróleo em alto-mar.

O Dow Jones caiu 50,79 pontos, ou 0,47%, para 10.856,63 pontos. Nos primeiros três meses de 2010, porém, o índice acumulou alta de 4,11%, marcando seu melhor desempenho para o primeiro trimestre desde 1999 e o quarto trimestre consecutivo em território positivo. Em março, o Dow Jones registrou o maior ganho mensal desde novembro, de 5,15%.

A Boeing, que teve o avanço trimestral mais acentuado entre os componentes do índice, de 34%, fechou a sessão desta quarta-feira com uma queda de 1,25% após alertar que espera uma despesa de US$ 150 milhões em seu balanço do primeiro trimestre relativa às mudanças nas políticas de saúde dos EUA.

A Home Depot e a Kraft Foods - que também fazem parte do Dow Jones - recuaram respectivamente 1,04% e 0,85%. As empresas, assim como outras companhias do setor de consumo, foram pressionadas por dados da Automatic Data Processing/Macroeconomic Advisers (ADP/MA), que mostraram um corte de 23 mil vagas de emprego no setor privado em março. O dado contrariou a previsão dos economistas, que esperavam aumento de 50 mil postos de trabalho.

No segmento petrolífero, as ações da Chevron subiram 0,70% e as da Anadarko ganharam 0,66% após a administração Obama anunciar uma nova estratégia para expandir a exploração de petróleo e gás natural no litoral dos EUA. A Exxon, no entanto, recuou 0,10%.

Entre os demais índices, o Nasdaq perdeu 12,73 pontos, ou 0,53%, para 2.397,96 pontos, mas acumulou alta de 5,68% nos três primeiros meses de 2010, marcando seu melhor primeiro trimestre desde 2006. Em março, o Nasdaq subiu 7,14% - melhor desempenho mensal em termos porcentuais desde julho.

O S&P 500 caiu 3,84 pontos, ou 0,33%, para 1.169,43 pontos, mas fechou o trimestre com um ganho de 4,87%. Foi o melhor primeiro trimestre para o índice, em termos de pontuação, desde 1999. Em termos porcentuais, foi o melhor primeiro trimestre desde 1998. Em março, o S&P 500 acumulou alta de 5,88%, melhor desempenho mensal desde julho. As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF