Repórter
Publicado em 11 de abril de 2025 às 00h31.
Última atualização em 11 de abril de 2025 às 06h55.
Os mercados da Ásia-Pacífico recuam nesta sexta-feira, 11, após Wall Street corrigir sua rota com as tensões da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, alimentando o clima de aversão ao risco dos investidores.
A administração do presidente Donald Trump elevou para 145% as taxas sobre produtos chineses, acirrando a tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo. Na madrugada desta sexta-feira, a China respondeu aos Estados Unidos e elevou para 125% as tarifas recíprocas com o governo americano.
O S&P/ASX 200 da Austrália fechou o pregão em queda, com recuo de 0,82%
O índice Nikkei 225 do Japão perde 4,61% - na semana, segue em terreno negativo na faixa dos 1,8%. O Topix, também do Japão, apresentou queda de 4,30%. Já o índice Kospi da Coreia do Sul cai 1,62%.
Em Hong Kong, a bolsa local recua 0,53%. Na semana, a queda é de 10%. O SSEC, de Xangai, caía 0,24% no pregão; e o Hang Seng, de Hong Kong, apresentou variação negativa de 1,05%.
O Banco Popular da China (PBOC), diante da guerra tarifária entre China e Estados Unidos, aumentou o valor do yuan para 7,2087 por dólar.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma reversão tarifária na quarta-feira, eliminando as novas alíquotas recíprocas sobre importações da maioria dos países por 90 dias, o que deu ânimo aos investidores.
No entanto, a disputa com a China segue a todo vapor. A Casa Branca confirmou que os produtos chineses seriam taxados em 145%. Já Pequim vai taxar os itens americanos em 125%.
Trump disse nesta quinta-feira que espera negociar com a China e não descartou prorrogar a suspensão de 90 dias das tarifas. O governo chinês ressaltou que não irá recuar diante da guerra tarifária.
A União Europeia anunciou uma trégua também por 90 dias nas tarifas contra os EUA, mas também deixou aberta a possibilidade de taxar as big techs norte-americanas caso as negociações não avancem.
Os índices futuros de ações dos EUA estão em baixa nesta sexta, com os investidores buscando encerrar uma semana volátil, pontuada por oscilações acentuadas. O S&P 500 tem queda de 0,47%, enquanto Nasdaq cai 0,52%. Já o índice futuro de Dow Jones cai 0,5%.