Invest

Bolsas na Ásia sobem após otimismo com setor de tecnologia

Fabricantes de chips e empresas relacionadas estenderam o rali global

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 06h24.

Os mercados da Ásia-Pacífico subiram na quinta-feira, acompanhando os ganhos em Wall Street depois do rali no setor de tecnologia, segundo a CNBC.

O Nikkei 225 saltou 3,41% e o Taiwan Weighted avançou 2,96%. O S&P/ASX 200 da Austrália avançou 1,1% e o índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1% em sua última hora de negociação. Já o CSI 300 caiu 0,43% para fechar em 3.172,9.

Durante a sessão de negociação, os fabricantes de chips e empresas relacionadas estenderam o rali global à medida que o sentimento otimista dos investidores se espalhou para a Ásia.

Pesos pesados ​​asiáticos da fabricação de chips se recuperaram após o CEO da Nvidia, Jensen Huang, reforçar sua confiança e apresentar casos concretos de que a demanda por chips de IA seguirá aquecida.

Confira alguns resultados relevantes desta quinta:

  • Tokyo Electron subiu 4,8%
  • Advantest subiu 9%
  • Renesas Electronics subiu 3,47%
  • O SoftBank Group, que possui uma participação na designer de chips Arm, saltou 8,4%

Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 1,67%. A SK Hynix e a Samsung Electronics subiram mais de 8% e 1,85%, respectivamente.

Os papéis daTaiwan Semiconductor Manufacturing Company, a maior fabricante de semicondutores do mundo, subiram 4,79% e a Hon Hai Precision Industry— conhecida internacionalmente como Foxconn — subiu 4,72%.

Já em outro ramo, as ações da Seven & i saltaram até 7,3% depois que a Bloomberg informou que a Alimentation Couche-Tard
está avaliando aumentar sua oferta pelo grupo varejista japonês. A proposta inicial gira em torno de US$ 39 bilhões.

Outros índices

Na frente econômica, o índice de preços ao produtor do Japão subiu 2,5% ano a ano em agosto, menos do que os 2,8% esperados e os 3% relatados no mês anterior. Os dados estão entre os principais indicadores observados de perto pelo Banco do Japão. O BC sinalizou que pretende aumentar ainda mais as taxas de juros nos próximos meses.

Os investidores também aguardarão a divulgação do índice de preços ao produtor de Hong Kong para o segundo trimestre esta tarde.

A Índia também está pronta para divulgar seu índice de preços ao consumidor de agosto nesta quinta-feira à noite. Economistas consultados pela Reuters esperam que ela suba 3,5% ano a ano, em comparação com 3,54% em julho.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresNikkeiNvidiaTSMC

Mais de Invest

Qual a diferença entre herdeiros necessários e testamentários?

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Quais são os documentos necessários para fazer um inventário extrajudicial?

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3