Mercados

Bolsas na Ásia fazem meia-volta e encerram no vermelho

Após abrir em alta, obstáculos domésticos em mercados individuais acabaram levando as ações na Ásia ao terreno negativo conforme o dia progrediu


	A maior queda ocorreu nas bolsas da China, onde as ações caíram pela quarta sessão seguida
 (Getty Images)

A maior queda ocorreu nas bolsas da China, onde as ações caíram pela quarta sessão seguida (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 08h24.

Tóquio - As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, depois de abrirem a sessão em alta, acompanhando o tom positivo observado nas bolsas dos Estados Unidos, na segunda-feira (11). Obstáculos domésticos em mercados individuais acabaram levando as ações na Ásia ao terreno negativo conforme o dia progrediu.

A maior queda ocorreu nas bolsas da China, onde as ações caíram pela quarta sessão seguida. As preocupações com a recuperação da segunda maior economia do mundo persistiram depois da divulgação de indicadores decepcionantes durante o fim de semana. Também continuam contribuindo para o tom negativo as medidas recentes do governo para controlar o mercado imobiliário local.

Nesta terça-feira, agravou a situação o esforço do Banco do Povo da China (PBOC, na sigla em inglês) para drenar liquidez do sistema financeiro por meio de acordos de recompra. O índice Xangai Composto caiu 1,0%, para 2.286,60 pontos, e o Shenzhen Composto recuou 2,4%, para 935,38 pontos.

A fraqueza nas bolsas chinesas colaboraram para o declínio de 0,9% no índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, para 22.890,60 pontos. As ações da companhia de transporte marítimo China Cosco Holdings caíram 5,3% depois de a empresa anunciar que planeja vender a unidade de logística para sua controladora estatal.


Na Austrália, o índice ASX/S&P 200 da Bolsa de Sydney recuou 0,6%, para 5.117,90 pontos, em reação ao indicador que mostrou que as condições de negócios no país se enfraqueceram levemente em fevereiro.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em terreno negativo, com o índice Taiwan Weighted cedendo 0,6%, para 7.994,71 pontos, por causa da realização de lucros em ações de bancos após a alta recente destes papéis. Fubon Financial caiu 4,3% e a Cathay Financial recuou 3,3%.

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, terminou em queda de 0,5%, a 1.993,34 pontos, diante do enfraquecimento do iene ante o dólar e do aumento do risco geopolítico na península coreana. Os investidores estrangeiros foram vendedores líquidos de 111,9 bilhões de wons em ações, estendendo suas vendas para a quarta sessão seguida. Samsung Electronics caiu 0,9%.

Contrariando a tendência, Hyundai Motor ganhou 1,0%, por causa de reportagens sobre um aumento das vendas na China. Kia Motors avançou 0,4%.

As ações nas Filipinas terminaram em queda, também com realização de lucros. O índice PSEi da Bolsa de Manila caiu 0,4%, para 6.786,42 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Justiça suspende consolidação de ações da CCR por Bradesco BBI durante recuperação judicial da Mover

No primeiro pregão pós Trump, bolsa abre em queda

JBS (JBSS3) desponta como líder na temporada de resultados do 4T24, diz Santander

INSS libera antecipação salarial de R$ 150 para beneficiários com biometria e sem desbloqueio prévio