Mercados

Bolsas europeias fecham em leve baixa; bancos sobem

Londres - As bolsas europeias finalizaram uma sessão irregular em leve queda, tendo operado em terreno negativo na maior parte do dia, depois de o Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra terem mantido suas taxas de juros em níveis ultra baixos. Embora o índice pan-europeu Dow Jones 600 tenha finalizado em alta de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Londres - As bolsas europeias finalizaram uma sessão irregular em leve queda, tendo operado em terreno negativo na maior parte do dia, depois de o Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra terem mantido suas taxas de juros em níveis ultra baixos. Embora o índice pan-europeu Dow Jones 600 tenha finalizado em alta de 0,2% a 253,00 pontos, os principais índices regionais fecharam a sessão em queda. O índice FTSE 100 da Bolsa de Londres caiu 0,11% para 5.527,16 pontos, enquanto o índice alemão DAX perdeu 0,39% para 5.795,32 pontos. O índice CAC-40, da Bolsa de Paris, cedeu 0,37% para 3.828,41 pontos. O índice IBEX35 da Bolsa de Madri teve alta de 0,76% para 10.745,30 pontos.

As ações de vários bancos tiveram alta, com os papéis do espanhol BBVA subindo 1,44%. As ações do Royal Bank of Scotland subiram 3,80%, enquanto as do Deutsche Bank avançaram 1,43%.

O Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu (BCE) mantiveram suas taxas de juros em níveis ultra baixos, em meio a um crescimento econômico fraco para a região. Dados liberados nesta quinta-feira confirmaram que o PIB das 16 nações da zona do euro cresceu apenas 0,1% no último trimestre de 2009.

A Grécia foi um dos assuntos mais importantes da entrevista coletiva do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, na qual ele reafirmou o apoio europeu, elogiando o plano que a Grécia anunciou nesta semana para tentar reduzir seu déficit fiscal para níveis aceitáveis ao resto da Europa. A Grécia fez nesta quinta-feira uma nova emissão de bônus.

As ações da cervejaria Anheuser-Busch InBev perderam 3,5% após a companhia ter divulgado previsão cautelosas, embora tenha anunciado um salto no lucro do quarto trimestre e um pequeno crescimento nos volumes de vendas. As ações do supermercadista holandesa Ahold subiram 4,8%. O lucro líquido da varejista no quarto trimestre foi de € 267 milhões, em queda de 8,2% sobre igual período do ano passado, mas acima das projeções dos analistas. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Europabolsas-de-valoresAções

Mais de Mercados

Palantir nega falhas de segurança em sistemas de defesa; mercado reage mal e ação cai 7,5%

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana