Mercados

Bolsas europeias caem à espera de votação de fundo

Londres - As bolsas europeias operavam em baixa na manhã de hoje, enquanto os investidores esperavam o Parlamento da Eslováquia votar a expansão da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o que estava previsto para ocorrer depois das 8h (horário de Brasília). Nesse horário, a bolsa de Londres caía 0,80%, Paris […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 08h19.

Londres - As bolsas europeias operavam em baixa na manhã de hoje, enquanto os investidores esperavam o Parlamento da Eslováquia votar a expansão da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o que estava previsto para ocorrer depois das 8h (horário de Brasília). Nesse horário, a bolsa de Londres caía 0,80%, Paris perdia 0,67% e Frankfurt recuava 0,81%.

A votação sobre a EFSF na Eslováquia, que é o último dos 17 países da zona do euro a votar o tema, tem provocado tensão no mercado, pois o governo de centro-direita está profundamente dividido com relação ao assunto. Para que tenha efeito, o acordo selado em 21 de julho pelos líderes europeus sobre o fundo de resgate precisa ser ratificado por todos os países que usam o euro.

"A votação na Eslováquia será uma indicação de curto prazo vital sobre a probabilidade e a facilidade para que autoridades europeias cheguem a um acordo sobre as medidas que precisam para evitar uma crise maior", comentou Lee McDarby, da Investec Corporate Treasury.

Os investidores também aguardam o resultado da avaliação da chamada troica - Fundo Monetário Internacional (FMI), União Europeia e Banco Central Europeu (BCE) - sobre as finanças da Grécia, que será chave para determinar se o país poderá obter a próxima parcela da ajuda financeira internacional. Um comunicado deverá ser divulgado pela troica hoje. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Europabolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroCACDAXFTSE

Mais de Mercados

Depois de Nvidia, Intel agora sonda Apple para parceria, diz agência

Assaí aciona Justiça para se proteger de dívidas tributárias do GPA

Oracle prevê levantar US$ 15 bilhões com emissão de títulos corporativos

Ibovespa fecha em ligeira alta e garante novo recorde de fechamento