Mercados

Bolsas da Europa fecham em alta; mineradoras compensam bancos

Londres - Os mercados de ações europeus fecharam em alta nesta segunda-feira, com os ganhos das mineradoras minimizando perdas do setor bancário. Enquanto isso, a Vodafone subiu em meio a notícias de conversas da companhia com sua parceira norte-americana Verizon, para pagamento de dividendos. O principal índice acionário regional, o FTSEurofirst 300, fechou com alta […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2010 às 13h39.

Londres - Os mercados de ações europeus fecharam em alta nesta segunda-feira, com os ganhos das mineradoras minimizando perdas do setor bancário. Enquanto isso, a Vodafone subiu em meio a notícias de conversas da companhia com sua parceira norte-americana Verizon, para pagamento de dividendos.

O principal índice acionário regional, o FTSEurofirst 300, fechou com alta de 0,16 por cento, a 1,079 pontos.

"Nós estamos chegando ao ponto em que as pessoas começam a dizer que tivemos ganhos fantásticos e, talvez, tenhamos ido muito longe rápido demais e poderíamos ver alguma consolidação," disse Joshua Raymond, estrategista de mercado do City Index.

As mineradoras subiam seguindo a alta dos preços dos metais. Anglo American, Kazakhmys, BHP Billiton, Xstrata e Rio Tinto subiram entre 1,2 e 3,3 por cento.

Vodafone cresceu 3 por cento após o jornal Sunday Telegraph afirmar numa reportagem que a empresa está mantendo conversas com sua sócia norte-americana Verizon Communication sobre o pagamento de dividendos. Um porta-voz da Vodafone evitou comentar o assunto.

Os bancos fecharam no vermelho. Barclays, HSBC, Credit Agricole, Commerzbank e Deutsche Bank caíram entre 0,03 e 2 por cento.

O Allied Irish Banks e o Bank of Ireland desabaram 19,6 e 10,5 por cento, respectivamente, enquanto o governo irlandês prepara-se para assumir o controle de uma fatia do setor financeiro muito maior do que o inicialmente previsto.

Em Wall Street, o Citigroup caía 3 por cento, após o Tesouro dos Estados Unidos informar que planeja vender durante este ano todas as 7,7 bilhões de ações do banco que possui.
 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEuropa

Mais de Mercados

Muita emoção na Bolsa? As ações de “convicção” do UBS para navegar na volatilidade

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS