Mercados

Bolsas dos EUA devem se recuperar em 2013, estimam analistas

Analistas ouvidos pela Nabe acreditam que o mercado deve permanecer equilibrado e subir levemente no ano que vem


	Mercado financeiro americano deve se manter estáveis em 2012 e se recuperar no ano que vem
 (Stan Honda/AFP)

Mercado financeiro americano deve se manter estáveis em 2012 e se recuperar no ano que vem (Stan Honda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 11h16.

São Paulo - Os economistas ouvidos pelo painel da Nabe (National Association for Business Economics) apontam para um mercado de ações americano equilibrado durante os meses finais de 2012 e uma modesta alta em 2013.

A pesquisa, realizada na segunda metade de setembro, apresenta o consenso das previsões macroeconômicas de 44 analistas profissionais, que destacam que a economia americana estará mais fraca em 2012 e 2013. 

Na previsão dos analistas ouvidos, o índice americano S&P 500 deve terminar o ano aos 1450 pontos – em 2011, o índice fechou o ano aos 1258 pontos. Com a recuperação das bolsas em 2013, é esperado que o S&P chegue aos 1520 pontos no final do ano. 

Além disso, não são esperadas grandes mudanças na taxa de câmbio do dólar. Os membros do painel da Nabe acreditam que o euro, que hoje é negociado a 1,3 dólar, tenha leve queda e fique em torno de 1,28 dólar em dezembro de 2012 e 2013. 

PIB

O panorama traçado pelos analistas da Nabe projeta que o PIB (Produto Interno Bruto) americano cresça apenas 1,9% em 2012 e 2,4% em 2013. “A perspectiva é de crescimento econômico morno, embora em ritmo de melhora”, diz o relatório. Para 2013, a expectativa é mais otimista, com o PIB crescendo a cada trimestre e encerrando o ano a um ritmo de 3%. 

Inflação

Na opinião dos analistas, a inflação deverá se manter em repouso. O índice de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) – índice preferido do Fed (Federal Reserve, banco central americano) – deve ganhar 1,9% em 2013, em linha com a definição de estabilidade de preços do banco central. Já medidas mais amplas de inflação, como o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) preveem um crescimento maior, de 2,2%, devido principalmente aos preços das commodities.

Fed

Em relação às ações do Fed, a grande maioria dos analistas da Nabe acreditam que a taxa de juros deva permanecer inalterada até o final de 2012 – apenas 4 participantes esperam um aumento.

No entanto, essas taxas de juros de longo prazo devem aumentar conforme o banco central se aproxima de uma reversão em sua política monetária. O rendimento do título de 10 anos do tesouro americano deve subir constantemente de 1,7% no terceiro trimestre de 2012 para 2,3% no quarto trimestre de 2013. 

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarFed – Federal Reserve SystemMercado financeiroMoedaswall-street

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF