EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 6 de dezembro de 2010 às 16h23.
Por Renato Martins
Nova York - O mercado acionário norte-americano mostra cautela, depois das altas da semana passada e depois das declarações feitas ontem pelo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke. O índice Dow Jones operou durante boa parte do pregão em baixa, mas inverteu o sinal no meio da tarde, impulsionado pelas ações da Cisco Systems, chegando a subir 8 pontos. Por volta das 17h10, os principais índices operavam em níveis muito próximos dos do fechamento da sexta-feira.
"Tivemos um bom rali de ações. As taxas de retorno estão tão baixas que os investidores estão preferindo se arriscar com ações, que pelo menos têm um potencial de alta", disse David Carter, da Lenox Advisors. Ele descreveu a perspectiva da economia oferecida por Bernanke ontem no programa "60 Minutes", da rede CBS, como "pessimista".
As ações dos bancos estão em baixa, depois de a Nomura Securities dizer que uma ou mais agências de classificação de risco dos EUA poderão rebaixar os ratings de grandes bancos e corretoras norte-americanos no começo de 2011. Segundo a Nomura, as instituições que parecem estar sob maior risco de rebaixamento são Bank of America, Citigroup e Morgan Stanley.
Por volta das 17h10 (de Brasília), as ações do Bank of America recuavam 1,18% e as do Citigroup caíam 0,23%. As ações da Cisco estavam em baixa de 0,11%. As ações da Cisco Systems subiam 2,46%, depois da elevação de recomendação pela Oppenheimer.
No mesmo horário, o índice Dow Jones recuava 1 ponto (0,01%), para 11.380 pontos; o Nasdaq subia 1 ponto (0,05%), para 2.592 pontos; e o S&P-500 recuava 0,9 ponto (0,08%), para 1.223 pontos. As informações são da Dow Jones.